Principal / Destaques / Jogo de Xadrez estimula raciocínio lógico e concentração em adolescentes da Fundac

Jogo de Xadrez estimula raciocínio lógico e concentração em adolescentes da Fundac

Adriele Santana FUNDAC

É durante o jogo de Xadrez que o estresse, a ansiedade e a dificuldade em lidar com a perda são deixados de lado pelas adolescentes e jovens que cumprem medida socioeducativa na Fundação da Criança e do Adolescente (Fundac), órgão vinculado à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Desenvolvimento Social. Em competições, como a realizada no último dia 14, o jogo, além de ser uma forma de diversão e entretenimento, passa a ser um grande aliado quando o assunto é estimular o raciocínio lógico e a concentração das meninas.

Durante a competição, organizada pelo educador físico, Luís Antônio Silva, e que reuniu oito adolescentes da Comunidade de Atendimento Socioeducativo (Case) Feminina, a disputa acirrada levou ao pódio quatro jovens. A medalha de ouro foi para a adolescente de inicial ‘R.’, que também foi contemplada com ramo de flores e um pequeno tabuleiro de Xadrez para exercitar nas horas vagas. As outras três finalistas receberam brindes simbólicos pela competição.

De acordo com coordenador de esportes da Fundac, Rafael Carvalho, antes de ocorrer o campeonato, as participantes passaram por uma aula sobre a história do Xadrez, além de treinamento para a competição. “Ter disciplina é fundamental no jogar Xadrez”, afirma ele, enaltecendo outros benefícios da prática do esporte, tais como: estimular a atenção, exercitar a memória e o planejamento, aumentar a concentração e o poder de elaborar estratégias, bem como fortalecer a tomada de decisões rápidas entre as jovens.

Essa é a segunda edição do campeonato feminino de Xadrez, realizado pelo órgão, que também costuma promover competições entre as Cases. Em razão da pandemia, todas as atividades esportivas e pedagógicas foram adequadas à nova realidade, com número restrito de participantes e realizadas por alojamento. Tudo isso, seguindo as normas preventivas recomendadas pelos órgãos de saúde.

Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Salvador tem investimento recorde em assistência farmacêutica

Um dos pilares do SUS é viabilizar para população os cuidados necessários para promoção e ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *