Matéria veiculada no jornal Tribuna da Bahia de hoje (7) descreve como o ex-prefeito de Salvador e candidato a Governo da Bahia em 2022, ACM Neto, já teria a sua chapa pronta para disputar o Palácio de Ondina. Vagas de vice e senador continuam aberta, porém nomes próximos a Neto começam a aparecer. Titular da Secretaria de Salvador e um dos maiores articuladores políticos no entorno do presidente Demista, Leo Prates é o principal candidato ao Senado Federal. Leo conta com apoio de Felix Mendonça Júnior e Ciro Gomes.
Diz a matéria:
“(…) certeza dos correligionários é de que só um partido teria hoje o espaço garantido na majoritária: o Partido Progressista. O empecilho é que a sigla está atualmente na base do governador Rui Costa (PT). No entanto, o ex-prefeito tem dito a interlocutores que ainda acredita na migração da legenda para sua base. Aliados apostam em uma “insatisfação” da sigla e que os líderes partidários decidam mudar de lado.
“Se houver a “pulada de cerca”, o deputado federal Cacá Leão seria o nome para integrar a composição. Há quem sustente no grupo político que o PDT também teria a vaga garantida para Neto ter um nome de esquerda na chapa. Neste cenário, três nomes são cotados. O primeiro é do presidente do Esporte Clube Bahia, Guilherme Bellintani. Embora seja especulado para o Senado, a avaliação na base é de que o dirigente esportivo gostaria de ser candidato a vice-governador. Bellintani já manifestou que não gosta do Legislativo. Além disso, segundo correligionários, ele não teria interesse de ir para Brasília e deixar os negócios na Bahia”.