Home / Destaques / José Carlos Aleluia diz que apoio do PT vai garantir reeleição de Rodrigo Maia à presidência da Câmara

José Carlos Aleluia diz que apoio do PT vai garantir reeleição de Rodrigo Maia à presidência da Câmara

Crédito: Reprodução/Site Brasil 247

Na torcada pela reeleição do deputado Rodrigo Maia (DEM-RJ) como presidente da Câmara dos Deputados, o presidente do Democratas (DEM) na Bahia, deputado José Carlos Aleluia, contabiliza que seu colega de partido terá seu mandato renovado para o comando do Legislativo com pelo menos 300 votos do total de 513 parlamentares.

“Será uma eleição tranquila de Rodrigo Maia. Ele está fazendo um bom trabalho, resgatando a autonomia e a normalidade da Câmara”, acredita Aleluia

O democrata espera ainda que mais da metade da bancada do PT decida pelo apoio a Rodrigo Maia. Ele ameniza o choque entre os petistas e as críticas dos que afirmam que o partido da ex-presidente Dilma Rousseff “não pode apoiar um candidato que apoiou o golpe (impeachment)”, como diz o senador Lindbergh Farias (PT-RJ), por exemplo.

“É claro que você não vai conseguir unificar um adversário histórico no apoio a um candidato do nosso partido. Agora, é natural surgir divergências. Eu acredito que mais da metade da bancada do PT vai fechar apoio a Rodrigo Maia”, disse José Carlos Aleluia que acredita na reeleição de Maia no primeiro turno.

Já o presidente do PCdoB na Bahia e líder do partido na Casa, o deputado Daniel Almeida admitiu que sua bancada deve mesmo fechar com Rodrigo Maia.

Os parlamentares do PCdooB devem anunciar oficialmente a decisão  na segunda-feira (30), mas adianta que não deve haver surpresas. “Hoje o PCdoB busca contribuir para o equilíbrio e para o resgate do Legislativo brasileiro. Nossa luta maior é pelo respeito às minorias na Casa, e hoje vemos no deputado Rodrigo essa pluralidade e a garantia desses direitos no comando da Câmara. Mas o PCdoB ainda não se posicionou como bancada. Estamos ouvindo os candidatos e suas propostas ainda. Nossa decisão será anunciada de acordo com o que decidir a maioria dos nossos pares”, garante o líder do PCdoB.

Daniel Almeida pondera que a posição do partido pelo possível apoio a Rodrigo Maia nada tem a ver com pleito por cargo na Mesa Diretora. “Não tem nada disso. Até porque o PCdoB não tem direito a assento na Mesa pela proporcionalidade de representação partidária na Casa, o que legitima qualquer legenda. Não é esse o caso do nosso partido”, explica.

No lado do PT, o deputado Afonso Florence, apesar de ainda nãõ ter declarado publicamente sobre o apoio do partido, admite a possibilidade de Maia ser eleito com votos de seus correligionários. O PT tem direito a assento na Mesa Diretora pela proporcionalidade, o que independe de quem seja o presidente da Câmara. Disputam a presidência da Casa, além de Maia, os deputados Jovair Arantes (PDT-GO) e André Figueiredo (PDT-CE).


CONTEÚDO ALTERNATIVO CASO O VISITANTE NÃO TENHA O PLUGIN DE FLASH EM SEU COMPUTADOR (ESTE CONTEÚDO PODE APARECER TAMBÉM ENVOLVIDO POR UMA "DIV")


About Rafael Santana

Rafael Bonfim Santana é jornalista com experiência em diversos sites e jornais da Bahia com foco em pautas políticas regionais

Check Also

O choro de Geraldinho

Quem acompanha as pautas políticas da capital baiana identificou que a distancia entre Geraldo Júnior ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.