Home / Destaques / Leo Prates conquista o segundo mandato na Câmara com novos desafios no legislativo

Leo Prates conquista o segundo mandato na Câmara com novos desafios no legislativo

vereador-leo-prates-cajazeiras-salvador-bahia-camara-municipal-eleicoes-2016

O Partido Democratas em Salvador e a coligação encabeçada pelo prefeito reeleito ACM Neto e o vice-prefeito eleito Bruno Reis (PMDB) trabalharam para eleger uma maior quantidade de vereadores na cidade. A eleição para a Câmara de Vereadores na capital baiana trouxe algumas surpresas e um recorde. Seis vereadores do partido conseguiram se eleger, com destaque para o vereador Leo Prates, que conseguiu a marca de 12.549 votos, sendo o segundo do partido e o nono candidato mais votado na eleição. O vereador contou com o apoio de ACM Neto, conseguindo com louvor se reeleger e dar continuidade ao compor a bancada de apoio a Neto ao lado de outros vereadores eleitos do DEM e de partidos aliados.

O DEM foi um dos partidos que mais elegeu vereadores. A grande surpresa foi o partido obter a maior votação. Destaque para Leo Prates, que foi um dos vereadores mais votados na eleição deste ano, com 12.549 votos dessa vez, sendo segundo mais votado do partido.

Dos 10 vereadores que compõem a bancada do governo na Câmara Municipal, Leo Prates caiu nas graças do prefeito ACM Neto e é considerado um dos ‘queridinhos’ do prefeito reeleito. Em retribuição ao reconhecimento, o vereador assume declaradamente ser um dos aliados e apoiadores fiéis ao prefeito. Prates se considera privilegiado em participar da administração municipal e tem facilidade de relacionamento com o chefe do executivo para atender as demandas dos seus eleitores e da comunidade em geral, além de apoiar e aprovar na Câmara os projetos da prefeitura de interesse da população.

Ao comentar o resultado que obteve no pleito do último dia 2, Leo Prates avaliou como positiva a votação e se mostrou satisfeito com o resultado surpreendente. O candidato, que se reelegeu, obteve votos expressivos na cidade, que, inclusive, se mostrou fundamental para reeleger ACM Neto. O número expressivo de votos foi decisivo para a reeleição de Prates e de Neto, que se deve a credibilidade e a confiança da população diante do novo projeto político implantado na cidade, além fazer uma campanha limpa, de casa em casa e olho no olho. A votação obtida por ele na cidade consolida esta parceria. O vereador tem compromissos assumidos com a população de Salvador e considera que a parceria trará bons resultados nos próximos quatro anos, pois a cidade o acolheu e tem ele como representante. “Estaremos sempre unidos em benefício de nossa população”, garante Prates.

Prates tem como bandeira o desenvolvimento e o bem-estar da população de Salvador e, com a renovação do mandato, aceita o desafio ao acreditar no novo projeto para Salvador, convencido de que a população quer o novo para a cidade. Prates ver uma grande necessidade de o município aprimorar a busca de recursos. Para ele, Salvador precisa de mais recursos para realizar as melhorias necessárias e avançar na qualidade da administração pública e no atendimento ao cidadão.

Ao fazer uma avaliação rápida dos trabalhos no legislativo de Salvador nos últimos quatro anos do primeiro mandato, Prates considera que a Câmara necessita muito de melhorias, não só aspecto das produções legislativas, mas qualidade dos representantes do povo. Dos 43 parlamentares que estão em atividade na Câmara Municipal é possível contar nos dedos, aqueles que possuem ou não uma atuação propositiva e em defesa da população. O edil demista considera que é necessário uma oxigenação na Câmara Municipal com vereadores que tenham novos projetos para Salvador. “Eu gosto de ser vereador e eu me orgulho em dizer que sou vereador de Salvador”, ressalta Prates.

Durante o seu primeiro mandato, o vereador democrata que se tornou líder do DEM e vice-lider do governo na Câmara Municipal se destacou como uma das boas surpresas da legislatura passada e teve boa atuação que ganhou destaque nos últimos quatro anos de mandato. Além disso, vem apresentando forte e importante atuação no bairro de Cajazeiras onde desenvolve ações, iniciativas, projetos, propostas e programas para a localidade e demonstra um grande esforço em manter um mandato atuante, forte e marcante na cidade.

“Foi um grande aprendizado meu primeiro mandato. Tivemos o maior número de projetos apresentados e aprovados no Legislativo Municipal. Iniciamos uma luta na política institucional em prol das pessoas com deficiência; também aprovando leis para beneficiar a vida destas pessoas. E fomos relatores de projetos cruciais para o planejamento e desenvolvimento sustentável de Salvador, como a LOUOS e o PDDU. Agora, nos sentimos mais maduros e preparados para um segundo mandato”, confia Prates.

Vereador com forte influência e expressividade nas comunidades de Cajazeiras e regiões vizinhas, Prates é também um dos homens fortes e mais expressivos na Câmara de Vereadores de Salvador com ações desenvolvidas na cidade e muito frequente na tribuna do parlamento. É possível perceber o esforço do vereador na busca em realizar um mandato diferenciado. O vereador democrata demonstra interesse e desenvoltura ao longo do seu mandato ao apresentar ações, propostas e projetos importantes em benefício da população. Ele mostra que gosta de fazer a diferença, tanto que foi destacado como um dos parlamentares mais atuantes com o maior número de produções legislativas que o fez ganhar notoriedade. Com atuação forte e marcante no parlamento local e sempre lutando por melhorias, o democrata foi considerado um dos melhores nos últimos quatro anos de legislatura que se encerra em 31 de dezembro de 2016.

Na legislatura que termina no final deste ano, Leo Prates foi o vereador com maior produtividade parlamentar. Ele apresentou 150 Projetos de Lei, sendo que, desses projetos, 52 já foram sancionados; além de 80 Projetos de Indicação. Com relação aos Projetos de Resolução, o vereador apresentou 404 propostas. Dentre os projetos aprovados, constam a Lei Antivandalismo e a Lei de Tombamento do Patrimônio Histórico-Cultural.

Na eleição, Prates despontou com mais de 12 mil votos e alcançou a reeleição, que o mantém no legislativo para o segundo mandato por mais quatro anos. Por conta da sua força e seu capital eleitoral, Prates sacudiu a disputa à reeleição para vereador e foi certa a vitória. Cotado como um dos mais fortes na disputa à reeleição, foi um dos mais bem votados no pleito deste ano. Prates tem uma grande aceitação diante da população e possui boa densidade eleitoral. Uma prova disso é a votação expressiva que obteve na eleição no último domingo (2).

O vereador reeleito vai apostar em seu segundo mandato na renovação do legislativo municipal associada à interação com os representantes dos bairros e das comunidades onde representa, das classes sociais, da juventude e, especialmente, das pessoas portadoras de deficiência, uma de suas bandeiras. A reeleição de Prates mostra a capacidade de engajamento político e de liderança ao ganhar experiência política que acumulou ao longo da vida política e do mandato legislativo. Foi essa experiência que o inspirou em colocar seu nome novamente a disposição.

Político forte, atuante, bem conhecido e com importantes contribuições para Salvador, Leo Prates chega ao seu segundo mandato na Câmara no momento certo para proporcionar novamente um dinamismo na gestão do prefeito ACM Neto nos próximos quatro anos. É um dos homens do legislativo que intermedia as votações de iniciativas, projetos e propostas do executivo. Por isso, o vereador democrata mantém forte relação com a Prefeitura. De acordo com Prates, que permanece reforçando a bancada da base aliada do prefeito, considerada a maior da Casa Legislativa, começa uma nova caminhada. Serão novos desafios para oferecer a Salvador ações concretas em benefício da população.

Perfil

Leonardo Prates veio de uma família humilde do interior, de uma cidade que fica a 27 km de Vitória da Conquista e a 524 km de Salvador, chamada Barra do Choça. Nascido em 05 de abril de 1978, e pai de Anna Júlia e Leonardo e casado com a Sanitarista Ana Paula Pitanga Prates, Leo Prates, como é mais conhecido, começou sua trajetória política começou muito cedo. Foi membro dos Grêmios dos Colégios Marista e Módulo, junto com ACM Neto, que foi quem o iniciou no movimento estudantil, e na vida pública. Formado em Engenharia Elétrica e Pós Graduado em Administração pela UFBA, participou ativamente do movimento estudantil na Universidade. Foi Presidente do Diretório Acadêmico de Engenharia Elétrica e Secretário Geral do Diretório Central dos Estudantes (DCE).

Fundou com ACM Neto, o PFL – Jovem da Bahia, onde exerceu os cargos de Tesoureiro e Presidente. Até o ano passado, foi Vice-Presidente Nacional da Juventude do DEM. Esteve na coordenação da Campanha de ACM Neto a Deputado Federal em 2002, 2006 e 2010. Léo Prates foi coordenador político da campanha do referido parlamentar a Prefeito em 2008.

Leo Prates foi também assessor parlamentar de ACM Neto durante oito anos e no período de três anos foi Assessor Especial da Prefeitura de Salvador.

Reeleito para o seu segundo mandato e com experiência na Câmara, Prates é um dos vereadores com condições políticas para manter a base de partidos alinhados com atual projeto político na cidade e se tornar um parlamentar atuante em seu segundo mandato, preservando as prerrogativas da Casa Legislativa.

Homem de partido, bem articulado, habilidoso politicamente, com perfil moderado e defensor aguerrido das suas causas, Prates é um dos nomes mais fortes e influentes no legislativo municipal que declara apoio incondicional a gestão do prefeito ACM Neto.

Rafael Santana/Foto: Reprodução/TV Servidor

 


CONTEÚDO ALTERNATIVO CASO O VISITANTE NÃO TENHA O PLUGIN DE FLASH EM SEU COMPUTADOR (ESTE CONTEÚDO PODE APARECER TAMBÉM ENVOLVIDO POR UMA "DIV")


About Rafael Santana

Rafael Bonfim Santana é jornalista com experiência em diversos sites e jornais da Bahia

Check Also

Festival da Primavera terá apresentação de kart neste domingo (22)

Quem gosta de adrenalina e diversão vai poder conferir uma exibição de kart neste domingo ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.