Home / Destaques / Leo Prates destaca importância do Programa Interlegis para integração entre os poderes

Leo Prates destaca importância do Programa Interlegis para integração entre os poderes

O presidente da Câmara Municipal de Salvador, vereador Leo Prates (DEM), ressaltou durante o Encontro Interlegis na manhã desta sexta-feira (15), no auditório do Centro de Cultura do Legislativo Municipal, que o programa constitui uma importante ferramenta para fortalecer a integração entre os poderes.

“Como pudemos ver neste primeiro encontro, muitas casas legislativas ainda esbarram em obstáculos para garantir gestão moderna e transparente. A modernização, integração e cooperação entre as casas nas esferas federal, estadual e municipal, além de garantir esse direito à população, ainda prestará conta de todas as ações desenvolvidas por nós, parlamentares”, salienta Prates.

O presidente destacou e reconheceu ainda o esforço da vereadora Marta Rodrigues (PT), que foi autora do Projeto de Resolução que instituiu a Escola do Legislativo e foi responsável também em estabelecer a parceria com o Interlegis do Senado Federal.

“Gostaria de destacar está grande amiga que tenho, apesar de estarmos em campos políticos opostos, mas convergindo nos princípios na defesa da cidade do Salvador e das ideias. Foi de Marta Rodrigues a ideia de implantar a Escola do Legislativo que nós abraçamos. Uma mulher guerreira como é, lutou e conseguiu tirar do papel. Conseguimos o apoio dos 43 vereadores para o Projeto de Resolução que deu o nome a Escola do Legislativo. A vereadora Marta Rodrigues sabe que eu tenho nela uma profunda admiração e carinho. Ela é a principal responsável da Escola do Legislativo que saiu do papel e se tornou um sucesso que é hoje. Estamos buscando parcerias para que a qualidade dos servidores seja melhor e, principalmente, a qualidade dos parlamentares seja melhor, tanto para assessores quanto para vereadores”, acredita o presidente.

Na ocasião, informou ainda que o encontro é uma oportunidade para debater importantes temas no âmbito público e que eventos dessa natureza são importantes para o processo da informação.

O presidente explicou que o Interlegis cumpre um importante papel de levar tecnologia e capacitação de qualidade às Câmaras Municipais do Estado e de todo o País. “É uma importante ferramenta para qualificar o trabalho dos vereadores e agora vamos estender também aos servidores e aos gestores das prefeituras municipais, porque entendemos que servidores melhores capacitados têm melhores condições de atender à sociedade”.

O Encontro Interlegis foi promovido pelo Senado federal, em parceria com a Câmara Municipal de Salvador. O evento é destinado a prefeitos, vereadores, gestores públicos e parlamentares. No evento, foram abordados em oficinas e palestras temas como governança pública, desenvolvimento sustentável, transparência, modernização legislativa e o papel dos vereadores.

Interlegis

O Interlegis é um programa do Estado Brasileiro, desenvolvido pelo Senado Federal, tendo por missão integrar e modernizar o Poder Legislativo Brasileiro, nos níveis municipal, estadual e federal. O programa busca melhorar a comunicação e o fluxo de informação entre os legisladores; aumentar a eficiência e a competência das Casas Legislativas; e promover a participação cidadã nos processos legislativos, preparando os parlamentos brasileiros para Democracia Participativa ou e-Democracia, portal desenvolvido pela Câmara dos Deputados Federais, com o propósito de incentivar a participação da sociedade no debate de temas importantes para o País, por meio da internet.

Rafael Santana


CONTEÚDO ALTERNATIVO CASO O VISITANTE NÃO TENHA O PLUGIN DE FLASH EM SEU COMPUTADOR (ESTE CONTEÚDO PODE APARECER TAMBÉM ENVOLVIDO POR UMA "DIV")


About Rafael Santana

Rafael Bonfim Santana é jornalista com experiência em diversos sites e jornais da Bahia com foco em pautas políticas regionais

Check Also

Vida política de Geraldinho limita-se à Câmara; pseudo Líder escanteado por Neto e Bruno Reis

Em entrevista à Rádio Metrópole na manhã desta sexta-feira (10), o vice-prefeito de Salvador, Bruno ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.