Home / Destaques / Livro conta histórias de alunos atendidos na Clínica de Hemodiálise Senhor do Bonfim

Livro conta histórias de alunos atendidos na Clínica de Hemodiálise Senhor do Bonfim

Foto_Jefferson Peixoto_Secom_Pms

Entre as sessões do tratamento na Clínica de Hemodiálise Senhor do Bonfim, na Cidade Baixa, alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA) da rede municipal de ensino falam de experiências e sentimentos. E essas histórias resultaram em uma coletânea em forma de livro, editado pela Escola Hospitalar e Domiciliar Irmã Dulce, sistema que atende estudantes da rede municipal regularmente matriculados e que, por conta de alguma enfermidade estejam impossibilitados de assistirem às aulas no dia a dia, e que não querem perder o ritmo de ensino, mesmo estando hospitalizados.

A coordenação da iniciativa ficou sob a responsabilidade da professora Zenaide Malaquias, da Escola Municipal Hospitalar, que escutou cada história e procedeu com a edição do trabalho. “Contar uma história ou pedir para os alunos recontarem, por meio de um desenho ou da oralidade não seria o suficiente. Por isso, sempre antes de começar a aula, procuro saber como foi o dia deles. Dessa forma, além de professora me torno amiga, companheira, alguém que eles confiam. E foi assim que tive a ideia de fazer o projeto a partir da história de vida de cada um deles”, explica.

A iniciativa é voltada a alunos da EJA, na faixa etária de 40 a 75 anos, e ocorre entre duas e três vezes por semana, quando ocorrem as sessões de hemodiálise. De acordo com a professora, muitas vezes, as pessoas não estão bem física e nem psicologicamente, em consequência do procedimento médico. “Percebi que quando abro para eles me contarem sobre como estão se sentindo, sempre contam casos da vida deles, trazem comparações com coisas do passado. Foi ai que percebi que falar da própria vida os atraía para a aula”, prossegue a educadora.


CONTEÚDO ALTERNATIVO CASO O VISITANTE NÃO TENHA O PLUGIN DE FLASH EM SEU COMPUTADOR (ESTE CONTEÚDO PODE APARECER TAMBÉM ENVOLVIDO POR UMA "DIV")


About Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes é CEO da TV Servidor / Axé Notícias. Formado em publicidade. Estou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e publicidade estratégica na Uninassau

Check Also

TV. “A cidade do Salvador merecia uma obra destas na região do Comércio”, destaca Fausto Franco

“A cidade do Salvador merecia uma obra destas na região do Comércio”, destaca o Secretário ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.