Home / Destaques / Lockdown político em Madre de Deus pode estremecer relação de vereadores com o Executivo

Lockdown político em Madre de Deus pode estremecer relação de vereadores com o Executivo

Os posicionamentos recentes do prefeito Jailton Santana (PTB) em relação aos vereadores da cidade de Madre de Deus podem causar fissuras em sua relação com a Câmara Municipal. Após exonerar dos quadros da Prefeitura, indicados dos vereadores Juscelino Silva (SD) e Marden Lessa (PSB), o gestor que assumiu com a queda de Jeferson Andrade (PP) também mira integrantes de seu governo ligados ao presidente da Câmara Municipal, Paulinho de Nalva (Republicanos). O lockdown parece ter bloqueado também a dinâmica política de Santana. Assim como fez seu antecessor, trabalhadores foram demitidos e outros estão por serem desligados durante a pandemia. Além disso, outros cerca de 600 (seiscentos) já foram desligados logo quando o novo gestor assumiu os trabalhos.

Enquanto o atual prefeito perde apoiadores no plenário e aparenta caminhar ao lado de aliados de Jeferson, o pré candidato do PSB, Dailton Filho navega em águas tranquilas após ter feito três reuniões com vereadores e suplentes nos últimos dias. Diferente do gestor municipal, a “bancada do Beija Flor” está vistosa com oito parlamentares em seu apoio para a disputa. Além deles, suplentes destacados e novas lideranças surgidas para o pleito municipal devem caminhar com Dailton.

Apesar da aparente tranquilidade, o clima dos bastidores ainda pode esquentar. Fontes apontam que vereadores insatisfeitos com o posicionamento de Jailton Santana “ensaiam” entregar os cargos indicados no governo municipal em solidariedade aos colegas atingidos pela atitude do prefeito e se antecipando à possíveis exonerações que causem danos em suas bases eleitorais.

“Estamos sim, insatisfeitos. Quadros que atuam em nome de outros interesses ficaram, exoneraram indicados de colegas e isso traz racha nos grupos políticos. Vereador fica no prejuízo eleitoral. O pastor [Melk] é amigo de Marden, Juscelino é do partido do pastor e Val [Peças] que é do partido de Marden é líder do governo. Os caras devem desembarcar e deixar ele [prefeito] com Anselmo, Renato e Jodiane. Melhor seria que ele mantivesse palavra e indicasse o vice de Dailton. A pré candidatura à prefeito de Paulo Sérgio “Teu” talvez seja o motivo da mudança repentina de Jajai”, disse um vereador pedindo anonimato..

A conta feita a partir da pré candidatura de Paulo Sérgio traz o vereador Anselmo (PP) e o ex-secretário Montal. Amigo de Marden Lessa, Janatan Silva deve seguir seus passos. Uma possível composição de Jailton Santana abrigaria a o outrora rival Jeferson Andrade, a ex-secretária Nita, o deputado estadual Niltinho e Jibson que para salvar a candidatura de seu filho Guibson – que recentemente migrou na “lista especial” para o DEM – pode deixar esse agrupamento.

Nas redes sociais, o vereador Marden Lessa reafirmou compromisso com a governabilidade de Jailton Santana apesar da demissão de um quadro do governo ligado ao seu grupo político. A aproximação de Paulinho de Nalva com Marden pode ser um indicador de que o republicano desembarque do governo do petebista Jailton.


CONTEÚDO ALTERNATIVO CASO O VISITANTE NÃO TENHA O PLUGIN DE FLASH EM SEU COMPUTADOR (ESTE CONTEÚDO PODE APARECER TAMBÉM ENVOLVIDO POR UMA "DIV")


About Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes é CEO da TV Servidor / Axé Notícias. Formado em publicidade. Estou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e publicidade estratégica na Uninassau

Check Also

MBL seria alvo do buscas em processo que prende suspeitos de lavar R$ 400 milhões; Polícia prende Luciano Ayan

Foram presos na manhã desta sexta-feira (10) Alessander Ferreira e Carlos Afonso, o “Luciano Ayan”. ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.