Home / Cultura / Marta participa do 3° Arraiá do Areal

Marta participa do 3° Arraiá do Areal

Líder do PT na Câmara de Salvador, a vereadora Marta Rodrigues participou no último sábado (15) da 3ª edição do Arraiá da Areal, no bairro 2 de Julho, promovido anualmente pelo Espaço Cultural Casa Preta. Este ano o evento, que reúne moradores e frequentadores da região, teve como destaque o espetáculo de teatro de rua “Infantaria – Onde Habita a Resistência”. A encenação foi promovida pela Articulação do Centro Antigo de Salvador e o “Movimento Nosso Bairro é Dois de Julho”. Dirigida por Miguel Campelo, a peça teve elenco formado principalmente por crianças e adolescentes do bairro e tratou de questões relacionadas ao direito à cidade.

Crítico e poético – A mobilização, que já faz parte do cotidiano dos moradores do Centro Antigo, vem ganhando corpo diante dos projetos de revitalização da área e das campanhas de combate à especulação imobiliária e hoteleira, o que urbanistas consideram um grave processo de gentrificação. Outro fato recente que uniu ainda mais os moradores na luta pelo direito à cidade foi a tentativa de extinguir o Colégio Estadual Ypiranga. “Foi muito emocionante ver crianças e adolescentes expressando de corpo e alma suas revoltas e contrariedades com a tentativa de retirá-los de seus espaços, de retirar sua ancestralidade, o direito que é deles. Um espetáculo com tom crítico e poético nas vozes juvenis daquele lugar tão importante para a história de nossa cidade, que é o bairro 2 de Julho e todo o Centro Antigo”, disse Marta.

No texto, os jovens gritam a dor do massacre da comunidade, da “violentação cultural” à qual estão expostos com as inúmeras tentativas da especulação de uma das áreas históricas da capital baiana. Marcaram presença no Arraiá jovens integrantes do Movimento Sem Teto da Bahia, representantes do Coletivo da Vila Coração de Maria e da Associação da Gamboa de Baixo.

O espetáculo é resultado de uma oficina realizada através da parceria entre o Movimento Nosso Bairro é Dois de Julho, o Colégio Estadual Ypiranga e a Casa Preta. A ação teve apoio financeiro do Ministério Público do Estado da Bahia e apoio do Grupo Vilavox e Articulação do Centro Antigo de Salvador.


CONTEÚDO ALTERNATIVO CASO O VISITANTE NÃO TENHA O PLUGIN DE FLASH EM SEU COMPUTADOR (ESTE CONTEÚDO PODE APARECER TAMBÉM ENVOLVIDO POR UMA "DIV")


About Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes é CEO da TV Servidor / Axé Notícias. Formado em publicidade. Estou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e publicidade estratégica na Uninassau

Check Also

Isenção de ISS para empresas de ônibus será discutida em nova reunião

Devido à ausência da promotora Rita Tourinho, do Ministério Público do Estado, e de questionamentos ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.