Principal / Destaques / Marta Rodrigues lamenta veto a projeto de alimentos orgânicos

Marta Rodrigues lamenta veto a projeto de alimentos orgânicos

A vereadora Marta Rodrigues (PT) criticou na terça-feira (6) o veto total ao Projeto de Lei nº 45/2019, de sua autoria, que prevê a inclusão de alimentos orgânicos ou de base agroecológica na alimentação escolar municipal. Conforme a líder do PT na Câmara, a proposta foi baseada na Lei nº 16.140 do município de São Paulo, sancionada pelo então prefeito Fernando Haddad, sendo, segundo Marta, uma importante conquista na luta por uma alimentação saudável e isenta de agrotóxicos.

“O projeto de lei vetado pelo prefeito baseia-se em uma medida exitosa no estado de São Paulo, que já é lei e que vem fortalecendo a agricultura familiar e os empreendedores inscritos no Cadastro Nacional de Produtores Orgânicos. Movimenta a economia solidária, a agricultura familiar e é benéfico para o orçamento municipal ao mesmo tempo”, disse Marta.

Em São Paulo, reforçou a vereadora, a implantação ocorreu de forma gradativa. “Em Salvador, o objetivo é iniciar um Plano de Introdução Progressiva de Alimentos Orgânicos ou de Base Agroecológica na Alimentação Escolar a ser elaborado pelo Executivo Municipal em conjunto com a sociedade civil organizada”, projetou.

Inovação – Marta Rodrigues afirma que esta é uma iniciativa inovadora, priorizando a saúde das crianças e incentivando uma alimentação saudável na vida adulta, além da valorizar a agricultura familiar. “O Plano Diretor da Cidade de Salvador, no artigo 105, inciso VIII, traz que a educação tem como diretriz o desenvolvimento e a implementação da política de segurança alimentar, que resultem em melhoria do estado nutricional do estudante, conferindo-se destaque ao processo de planejamento, confecção e consumo da alimentação escolar, e à criação de novos hábitos alimentares e inserção de alimentação especial para alunos que possuam algum tipo de restrição alimentar”, declarou a vereadora ao lamentar o veto do prefeito. Marta propõe ainda arranjos locais para inclusão de agricultores familiares do Município, programas educativos de implantação de hortas escolares orgânicas e de base em consonância com a Política Municipal de Educação Ambiental. “Precisamos dar o primeiro passo nesse sentido”, defendeu.

Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Confiança do empresário industrial cresce pelo quinto mês consecutivo

Depois de chegar ao pior patamar da série histórica, em abril de 2020, o Índice ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *