Principal / Cultura / Marta Rodrigues vai coordenar Encontro Ipadê das Pretas

Marta Rodrigues vai coordenar Encontro Ipadê das Pretas

Em parceria, a Câmara Municipal de Salvador e a Coordenação Nacional de Entidades Negras (Conen) realizarão, nesta sexta-feira (31), às 17h, o encontro de mulheres negras “Ipadê das Pretas”. A atividade virtual terá a participação de Zezé Motta e da panafricanista do Cabo Verde, Samira Fernandes, entre outras personalidades e ativistas. O Ipadê das Pretas será transmitido pela TV Câmara Salvador, no canal aberto 61.4, no Portal www.cms.ba.gov.br e pela página www.facebook.com/tveradiocam.

O evento será coordenado pela vereadora Marta Rodrigues (PT), presidente da Comissão de Direitos Humanos e Democracia da Câmara de Salvador. Como explica Marta, “faz parte do ciclo de atividades do Dia da Mulher Afro-Latino-Americana e Caribenha, reverenciado dia 25 de julho, data em que se destacam as bandeiras de luta da mulher negra e diante dos diversos vieses de racismo e machismo aos quais estão submetidas na sociedade”.

De acordo com o Coletivo de Mulheres da Conen, o encontro acontece todo ano no mês de julho como reconhecimento do dia da Mulher Negra Afro-Latino-Americana e Caribenha, data que marca o protagonismo das mulheres negras na formação social, cultural e política do Brasil e dos países da diáspora negra nas Américas. Na atividade, serão lembradas diversas mulheres negras revolucionárias históricas da luta antirracista no Brasil e no mundo, a exemplo de Wangari Muta Maathai, Maria Felipa e Lélia González, Tereza de Benguela.

“O termo ípadé em iorubá significa encontro e reunião. É mais uma oportunidade de afirmar a necessidade de reverter a situação de desigualdade que atinge as mulheres negras, tendo em vista os indicadores de pobreza, violência e acesso à justiça”, explica Diulice Vitório, integrante do coletivo.

Também foram convidadas para o encontro a historiadora Nazaré Cruz, da Coordenação Executiva Nacional da Conen; a socióloga Vilma Reis, da Mahin Organização de Mulheres Negras; a economista e técnica do Dieese/BA, Ana Georgina Dias; a atriz e poetisa Stael Kianda Machado; a atriz, dançarina, trancista especialista em estética negra Negra Jhô; a contramestra de capoeira e professora Kaliana Barbosa; e a cantora e compositora Andressa Ribeiro. O músico e escritor do Livro Mulheres Abayaomi, Adilson Passos, também estará presente.

Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

“Vamos fazer Salvador dar voos mais altos”, diz Bruno Reis em evento do Patriota

O candidato do Democratas à Prefeitura de Salvador, Bruno Reis, afirmou neste sábado (26) que ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *