fbpx
Principal / Breaking News / Mata de São João Prefeitura inicia ação de conscientização ambiental para trabalhadores das praias

Mata de São João Prefeitura inicia ação de conscientização ambiental para trabalhadores das praias

Técnicos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente (SEDUR) de Mata de São João iniciaram neste sábado (8), na Praia do Forte, o projeto Verão Consciente. O programa, que segue até março, promoverá ações de educação ambiental, com foco na preservação dos recifes de coral e no descarte adequado de resíduos, com prestadores de serviços turísticos e com o público em geral.



As ações acontecerão todos os finais de semana e quem quiser participar é só se inscrever gratuitamente, pelo formulário digital https://forms.gle/ZvG2DmYBnhuTHbS67

No primeiro dia do Verão Consciente, os técnicos da SEDUR começaram a traçar diagnósticos sobre os agentes que trabalham nas praias e sobre os impactos ambientais de atividades como mergulho e venda de alimentos e bebidas. Em seguida começa o trabalho de orientação sobre a alimentação dos peixes, sobre as rotas preferenciais para evitar o pisoteamento dos recifes de coral e sobre os descartes dos resíduos nas praias. As equipes da SEDUR vão se revezar na apresentação de práticas que diminuam os impactos ambientais e tornar turismo local mais sustentável.

O biólogo da SEDUR, Philipe Souza explica que o trabalho será concentrado inicialmente na Praia do Forte, porque é onde os recifes estão localizados no município. “Estamos monitorando os recifes de coral para reduzir o pisoteamento. A redução da alimentação aos peixes também é importante, pois quando é alimentada uma só espécie, termina acontecendo desequilíbrio no ecossistema dos corais”, explica.

SECOM Prefeitura de Mata de São João

Ação bem-vinda – Pioneiro na atividade de mergulho da Praia do Forte há cerca de 30 anos, Cosme Tavares ficou entusiasmado com a proposta do Verão Consciente. Após conversa com o biólogo Philipe Souza e com o engenheiro sanitarista Ion Costa, ele se colocou como multiplicador da ação.

“Achei muito legal. Show de bola. Lógico que vão ter muitas mudanças. Tem coisas que fazemos para deixar o cliente mais satisfeito, porém que desagrada um pouco a natureza. São costumes que teremos que rever e colocar nos seus devidos lugares”, comenta Tavares.

“O turista vai ter que entender essas mudanças e obedecerem. Creio que outros prestadores de serviços também vão entender e aderir, porque é um propósito para todos. Para que nossos netos amanhã possam também curtir essa natureza”, garante o mergulhador. “Achei massa. Vamos trabalhando para ver onde vamos chegar. Tudo é questão de diálogo”, acredita.

 

 

 



Sobre Clara

Estudante de Letras, Clara Paixão auxiliou diversos autores conservadores em Recife e Carpina (PE). Amante da Liberdade, Clara entende que são preceitos básicos: direito irrestrito ao projeto de vida do próximo, direito à propriedade privada e livre mercado.

Leia também!

Programa Primeiro Emprego garante oportunidades e amplia experiência profissional de jovens

O primeiro emprego é o passo seguinte ao curso técnico para a construção do futuro ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.