Principal / Destaques / Maurício Trindade propõe uso de UV para desinfectar ônibus

Maurício Trindade propõe uso de UV para desinfectar ônibus

Mais uma medida para impedir a proliferação do novo coronavírus em Salvador tramita na Câmara Municipal. O vereador Maurício Trindade (MDB) apresentou um projeto de indicação ao prefeito ACM Neto para a utilização de aparelhos com luz ultravioleta (UV) na desinfecção dos ônibus que circulam pela capital baiana. “O transporte público é o principal local de aglomeração de pessoas e precisa passar constantemente por desinfecção”, justificou.

No Projeto de Indicação nº 405/2020, o vereador Maurício Trindade, que é médico, explicou que a luz ultravioleta já é utilizada há bastante tempo para eliminar germes, patógenos, bactérias, fungos e bolores em vários setores das indústrias farmacêuticas e de bebidas e em ambientes hospitalares. “Diferentemente dos outros métodos empregados para a desinfecção, a radiação UV-C, que é totalmente absorvida pelo oxigênio e pelo ozônio da atmosfera, é capaz de proporcionar uma inativação rápida e eficaz dos microrganismos, atuando diretamente no material genético das bactérias, fungos e vírus”, destacou o vereador.

Radiação – Maurício Trindade acrescentou que a radiação UV atua sobre os ácidos nucleicos dos organismos, o DNA e o RNA, no caso, promovendo mutações e que, quando um organismo é exposto a uma dose alta dessa radiação, muitas mutações desse tipo irão ocorrer.

O vereador e médico esclareceu que os vírus podem persistir durante muitas horas em diversas superfícies, como metais, vidros, plásticos e madeiras, e a radiação UV atua matando o vírus. “É uma radiação germicida, ou seja, é capaz de inativar bactérias, fungos e vírus em superfícies, ar e ambientes”, frisou.

O autor do projeto considerou ainda que, no caso do novo coronavírus, os raios ultravioletas agem dissociando moléculas e as informações genéticas do vírus, em uma ação que elimina a capacidade de infectar seres humanos.

Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Salvador tem investimento recorde em assistência farmacêutica

Um dos pilares do SUS é viabilizar para população os cuidados necessários para promoção e ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *