Principal / Destaques / Maurício Trindade propõe uso de UV para desinfectar ônibus

Maurício Trindade propõe uso de UV para desinfectar ônibus

Mais uma medida para impedir a proliferação do novo coronavírus em Salvador tramita na Câmara Municipal. O vereador Maurício Trindade (MDB) apresentou um projeto de indicação ao prefeito ACM Neto para a utilização de aparelhos com luz ultravioleta (UV) na desinfecção dos ônibus que circulam pela capital baiana. “O transporte público é o principal local de aglomeração de pessoas e precisa passar constantemente por desinfecção”, justificou.

No Projeto de Indicação nº 405/2020, o vereador Maurício Trindade, que é médico, explicou que a luz ultravioleta já é utilizada há bastante tempo para eliminar germes, patógenos, bactérias, fungos e bolores em vários setores das indústrias farmacêuticas e de bebidas e em ambientes hospitalares. “Diferentemente dos outros métodos empregados para a desinfecção, a radiação UV-C, que é totalmente absorvida pelo oxigênio e pelo ozônio da atmosfera, é capaz de proporcionar uma inativação rápida e eficaz dos microrganismos, atuando diretamente no material genético das bactérias, fungos e vírus”, destacou o vereador.

Radiação – Maurício Trindade acrescentou que a radiação UV atua sobre os ácidos nucleicos dos organismos, o DNA e o RNA, no caso, promovendo mutações e que, quando um organismo é exposto a uma dose alta dessa radiação, muitas mutações desse tipo irão ocorrer.

O vereador e médico esclareceu que os vírus podem persistir durante muitas horas em diversas superfícies, como metais, vidros, plásticos e madeiras, e a radiação UV atua matando o vírus. “É uma radiação germicida, ou seja, é capaz de inativar bactérias, fungos e vírus em superfícies, ar e ambientes”, frisou.

O autor do projeto considerou ainda que, no caso do novo coronavírus, os raios ultravioletas agem dissociando moléculas e as informações genéticas do vírus, em uma ação que elimina a capacidade de infectar seres humanos.

Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Confiança do empresário industrial cresce pelo quinto mês consecutivo

Depois de chegar ao pior patamar da série histórica, em abril de 2020, o Índice ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *