Home / Entretenimento / Mercado Modelo e Pelourinho recebem primavera com programação cultural

Mercado Modelo e Pelourinho recebem primavera com programação cultural

festival-da-primavera-salvador-prefeitura-prefeito-acm-neto-vereador-leo-prates

O Mercado Modelo e o Pelourinho, tradicionais pontos turísticos da cidade, receberão uma programação específica para a chegada da primavera, com a organização da Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), através da Fundação Gregório de Mattos (FGM). Trata-se de parte da programação do Festival da Primavera, que terá, ao todo, mais de 36h de música e mais de 100 atividades espalhadas em diversos pontos da cidade entre os dias 21 e 30 de setembro. No Mercado Modelo, no entanto, as atividades começam uma semana antes, marcando a reabertura do espaço após a requalificação.

O Mercado Modelo, que recebeu melhorias na parte estrutural, contará com o projeto “Viver Mercado”, que visa reativar esse espaço cultural e artístico com ações criadas para oferecer aos visitantes uma agenda diversificada que proporcione um ambiente de vivências balizadas nas identidades culturais de Salvador e da Bahia. A partir de setembro, será possível curtir um “Pôr do Sol no Mercado”, happy hour com música ao vivo no início das noites de sexta na área gastronômica.

Nas manhãs de sexta e sábado, o “Segredos do Mercado” promove visitas guiadas com participação de Baianas, caracterizadas com saias rodadas, torso na cabeça e colares com cores de orixás, possibilitando aos turistas e visitantes dispor de informações sobre o espaço, podendo registrar o momento da visita com fotografias, além das já tradicionais apresentações dos grupos de capoeira local. E haverá ainda o “Domingo no Mercado”, com apresentações musicais itinerantes no térreo e primeiro andar.

Mercado Modelo – Sexta e sábado (16 e 17), às 10h, o cortejo Segredos do Mercado abre o projeto e a programação com participação de Baianas caracterizadas promovendo visitas guiadas pelo Mercado Modelo. A ação se repete nos dias 23, 24 e 30 de setembro, durante a programação do Festival da Primavera. Também na sexta (16), às 18h, um happy hour para lá de especial com a Banda Cozinha Baiana dá início ao Pôr do Sol no Mercado. O grupo apresenta um repertório autoral e composições de grandes nomes da música baiana como Dorival Caymmi, Assis Valente, Walmir Lima, Edil Pacheco, Pixinguinha, Tom Jobim, Luiz Gonzaga, entre outros. O mesmo acontece nos dias 23 e 30. Na manhã do domingo (18), às 10h30, o Domingão no Mercado convida o público para curtir esse cortejo itinerante por todo o centro comercial, levando muita música ao som do Bahia Experimental, que é um encontro de diversos percussionistas e músicos referenciais da percussão baiana. A apresentação se repete no dia 25 de setembro, fechando a programação do Mercado Modelo para o Festival da Primavera.

Pelourinho – O Pelourinho Dia e Noite, projeto criado para movimentar uma das regiões mais importantes para a cena cultural e turística da cidade, terá de poesia a roda de samba durante o Festival da Primavera. A programação começa com a “Poesia no Pelô”, que traz o já tradicional encontro de dois grandes e significativos coletivos de poesia de Salvador: Pé de Poesia e Poesia em Trânsito, num cortejo poético pelas ruas, bares e restaurantes do Pelourinho, nas sextas-feiras, 23 e 30, às 19h. Sábado (24), às 19h, a Orquestra de Berimbaus toca no “Música nas Esquinas”, promovendo um cortejo musical, começando no Terreiro de Jesus e seguindo pelas ruas do Pelourinho. Na manhã do domingo (25), o Museu da Misericórdia abre as portas para mais uma edição do “Concerto nas Igrejas” com o músico alagoano Márcio Diniz que apresenta o repertório do seu DVD, Raiz Brasileira. A última sexta-feira do mês (30), será a vez da Roda de Samba do Santo Antônio com o Grupo Botequim e convidados, a partir das 20h, no Largo do Santo Antônio. (Foto: Toda Bahia)


CONTEÚDO ALTERNATIVO CASO O VISITANTE NÃO TENHA O PLUGIN DE FLASH EM SEU COMPUTADOR (ESTE CONTEÚDO PODE APARECER TAMBÉM ENVOLVIDO POR UMA "DIV")


About Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes é CEO da TV Servidor / Axé Notícias. Formado em publicidade. Estou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e publicidade estratégica na Uninassau

Check Also

Tite recebe jogadores convocados nesta segunda para preparação até a Copa do Mundo na Rússia

A seleção brasileira começa nesta segunda-feira um período de 27 dias de preparação até a ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.