Home / Destaques / Meteorologia impacta agronegócio, turismo e prevenção de desastres

Meteorologia impacta agronegócio, turismo e prevenção de desastres

Foto: Arquivo/Agência Brasil

Cálculos matemáticos complexos combinados com imagens de satélites resultam em análises acerca da previsão do tempo e condições climáticas. Todos os dias, o meteorologistas se debruçam sobre as informações coletadas em todo o globo e processadas em supercomputadores e assim, comparam e geram pareceres sobre o tempo.

Para chegar a esses resultados que envolvem variáveis como precipitação, ventos, umidade relativa do ar, temperatura e pressão, os meteorologistas do mundo todo compartilham os dados coletados na região em que atuam e os transmitem aos Centros de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos. O brasileiro fica no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Já o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é responsável pelas trocas de informação na América do sul. Ao todo, o Inmet administra 400 instituições pelo País. Os dados captados em superfície são enviados aos satélites em órbita e também radares. Segundo o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), hoje 600 meteorologistas atuam no País.

No dia 14 de outubro comemora-se o Dia Nacional do Meteorologista, data que marca a regulamentação da profissão em 1980. Esses profissionais que estudam os fenômenos da atmosfera terrestre. A carreira desses profissionais que estudam esses processos físico-químicos pode começar em uma das 13 universidades que ofertam a graduação em meteorologia no País.


CONTEÚDO ALTERNATIVO CASO O VISITANTE NÃO TENHA O PLUGIN DE FLASH EM SEU COMPUTADOR (ESTE CONTEÚDO PODE APARECER TAMBÉM ENVOLVIDO POR UMA "DIV")


About Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes é CEO da TV Servidor / Axé Notícias. Formado em publicidade. Estou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e publicidade estratégica na Uninassau

Check Also

Olodum realiza mais um ensaio de carnaval neste domingo (27)

Como diz um trecho da música Alegria Geral ”Pelourinho se transforma em carnaval. Nesse momento ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.