Home / Destaques / Meteorologia impacta agronegócio, turismo e prevenção de desastres

Meteorologia impacta agronegócio, turismo e prevenção de desastres

Foto: Arquivo/Agência Brasil

Cálculos matemáticos complexos combinados com imagens de satélites resultam em análises acerca da previsão do tempo e condições climáticas. Todos os dias, o meteorologistas se debruçam sobre as informações coletadas em todo o globo e processadas em supercomputadores e assim, comparam e geram pareceres sobre o tempo.

Para chegar a esses resultados que envolvem variáveis como precipitação, ventos, umidade relativa do ar, temperatura e pressão, os meteorologistas do mundo todo compartilham os dados coletados na região em que atuam e os transmitem aos Centros de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos. O brasileiro fica no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Já o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é responsável pelas trocas de informação na América do sul. Ao todo, o Inmet administra 400 instituições pelo País. Os dados captados em superfície são enviados aos satélites em órbita e também radares. Segundo o Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea), hoje 600 meteorologistas atuam no País.

No dia 14 de outubro comemora-se o Dia Nacional do Meteorologista, data que marca a regulamentação da profissão em 1980. Esses profissionais que estudam os fenômenos da atmosfera terrestre. A carreira desses profissionais que estudam esses processos físico-químicos pode começar em uma das 13 universidades que ofertam a graduação em meteorologia no País.


CONTEÚDO ALTERNATIVO CASO O VISITANTE NÃO TENHA O PLUGIN DE FLASH EM SEU COMPUTADOR (ESTE CONTEÚDO PODE APARECER TAMBÉM ENVOLVIDO POR UMA "DIV")


About Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes é CEO da TV Servidor / Axé Notícias. Formado em publicidade. Estou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e publicidade estratégica na Uninassau

Check Also

Gamil Föppel silencia Fabrício em debate que abordou questões básicas da advocacia

Em um dos momentos mais calorosos do debate realizado hoje à tarde na Rádio Metrópole ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.