Home / Destaques / Ministros do STF são homenageados com Troféu Dom Quixote e Medalha do Mérito Justiça & Cidadania

Ministros do STF são homenageados com Troféu Dom Quixote e Medalha do Mérito Justiça & Cidadania

EC / CF

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Dias Toffoli, abriu nesta quarta-feira (9) a cerimônia na qual foram homenageados os ministros Edson Fachin e Rosa Weber – com o Troféu Dom Quixote de La Mancha – e a ministra Cármen Lúcia – com a Medalha do Mérito Justiça & Cidadania. Essa é a 29ª edição da solenidade, que agracia anualmente personalidades de destaque na defesa da ética, da moralidade, da dignidade, da justiça e dos direitos da cidadania. A condecoração, oferecida pela Confraria Dom Quixote e pela revista “Justiça & Cidadania”, foi inspirada nos personagens criados pelo escritor espanhol Miguel de Cervantes.

No início da solenidade, Toffoli destacou que a comenda faz parte da história da Justiça brasileira. “A premiação brinda todas as personalidades que se destacam por seus incessantes e laboriosos esforços em benefício dos ideais constitucionais, pessoas que contribuem para que o país avance cada vez mais no caminho do desenvolvimento e da paz social”, disse.

Segundo o presidente do STF, o objetivo das instituições é promover a cidadania plena na vida de cada brasileiro mediante a efetividade dos direitos civis, sociais, políticos, econômicos, culturais e de minorias. O ministro destacou que o Poder Judiciário e as instituições essenciais à Justiça – Ministérios Públicos, advocacias pública e privada, Defensoria Pública – têm contribuído decisivamente para concretização desses ideais. “Que as homenagens aqui feitas nos sirvam de inspiração para que sigamos obstinados na defesa e promoção da justiça, da cidadania, da República e da Democracia”, finalizou.

Busca incessante – Segundo o presidente do Instituto Justiça & Cidadania, Tiago Salles – filho do idealizador da comenda, o jornalista Orpheu Salles (falecido) – seu pai acreditava que em cada juiz há um Dom Quixote, em razão da busca incessante e diária pela justiça. Ele explicou que, depois de ser agraciado com o Troféu Dom Quixote, o homenageado pode receber o troféu Sancho Pança, que significa a fidelidade e a lealdade aos mesmos princípios. Tiago Salles também contou que, após as duas condecorações, há uma terceira, a Medalha do Mérito Justiça & Cidadania, oferecida na edição deste ano à ministra Cármen Lúcia e ao presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro João Otávio de Noronha. “Criamos a medalha para continuar homenageando esses brasileiros e brasileiras que trabalham tanto pelo Brasil e que fazem a diferença na nossa sociedade”, afirmou, ao ressaltar que, até hoje, somente receberam a medalha os ministros Dias Toffoli, Ricardo Lewandowski e Marco Aurélio, que foi o primeiro magistrado a receber o Troféu Dom Quixote, em 1999.


CONTEÚDO ALTERNATIVO CASO O VISITANTE NÃO TENHA O PLUGIN DE FLASH EM SEU COMPUTADOR (ESTE CONTEÚDO PODE APARECER TAMBÉM ENVOLVIDO POR UMA "DIV")


About Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes é CEO da TV Servidor / Axé Notícias. Formado em publicidade. Estou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e publicidade estratégica na Uninassau

Check Also

TV. Greve de policiais miliares. Alex Lima: “o movimento está extremamente enfraquecido”

Em entrevista, o deputado federal e vice-presidente da Assembleia Legislativa comentou detalhes da greve de ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.