Home / Carnaval da Bahia / Módulos de saúde no Carnaval terão testes rápidos para infarto e arboviroses

Módulos de saúde no Carnaval terão testes rápidos para infarto e arboviroses

SECOM Prefeitura de Salvador

Dez dos 11 módulos de saúde instalados pela Prefeitura nos circuitos do Carnaval vão ter serviço inédito de realização de testes rápidos para detecção do infarto e das arboviroses – dengue, zika e chikungunya. Além disso, a prevenção às doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) terão um material de peso: um estoque de 11 milhões de preservativos que serão disponibilizados em pontos estratégicos da folia, além dos testes rápidos para identificação de HIV/Aids e sífilis.

Estas foram algumas das novidades apresentadas durante o lançamento do programa Fique Sabendo (para testagem rápida de DSTs), nesta quarta-feira (19), no posto da iniciativa montado pela Secretaria Municipal da Saúde (SMS) na Rua Dias D’Ávila, na Barra (Circuito Dodô). Estiveram presenteso prefeito ACM Neto, o vice Bruno Reis e o secretário da Saúde, Leo Prates, dentre outras autoridades, corpo técnico e imprensa.

Antes da coletiva aos jornalistas, a comitiva municipal vistoriou o módulo de saúde Farol da Barra, instalado na Rua Professor Lemos de Brito e que é uma das maiores unidades disponibilizadas para a folia. Do tipo IV, possui 20 leitos para atendimento aos pacientes clinicamente instáveis, inclusive aqueles que necessitarem de cirurgia bucomaxilofacial, além da retaguarda do Samu 192 e das emergências e hospitais.

De acordo com o prefeito, o objetivo desses módulos é dar a primeira assistência a qualquer intercorrência de saúde que aconteça, inclusive com sala de estabilização para os casos mais graves que, depois, serão encaminhados para as unidades municipais de pronto atendimento ou para os hospitais da cidade. “O que importa é que toda a mobilização na saúde está organizada para dar o máximo de segurança e proteção ao folião que vai curtir o Carnaval de Salvador”, afirmou ACM Neto.

Onde encontrar – Dos 11 módulos de saúde, um está localizado no Circuito Batatinha (Pelourinho), com cinco leitos, na Praça do Terreiro de Jesus, em frente à Faculdade de Medicina da Ufba – este é o único que não terá teste rápido para infarto. No Circuito Osmar (Centro), são quatro módulos: os da Montanha, do Politeama e do TCA, com dez leitos cada; e da Piedade, com 20 leitos.

No Circuito Dodô (Barra/Ondina), além do módulo de saúde Farol da Barra, os foliões também vão poder buscar atendimento nas unidades Shopping Barra e Morro do Gato, com dez leitos cada; Sabino Silva, com 15 leitos; e Ademar de Barros, com 20 leitos. No total, são 130 leitos para atendimento aos pacientes clinicamente instáveis.

Fique Sabendo – Promovida pela SMS por meio da Vigilância Epidemiológica, a estratégia do programa Fique Sabendo visa incentivar a detecção precoce das (DSTs) através da realização de testes rápidos. Os serviços serão oferecidos gratuitamente ao público nos dias 22 a 25 de fevereiro em dois postos, sendo que o da Rua Dias D’Ávila terá funcionamento das 12h às 22h. O outro posto está localizado na Praça da Piedade, das 9h às 21h. Caso o folião possua alguma DST, é encaminhado imediatamente para tratamento.

Em todas as unidades de saúde, incluindo os módulos e postos Fique Sabendo, haverá um ponto de distribuição de camisinhas. “Este ano, a SMS tem um estoque de 11 milhões de preservativos, sendo 8 milhões vindos do Ministério da Saúde, então ninguém vai deixar de se cuidar por falta de preservativo. Então, a gente faz um apelo para que as pessoas se protejam”, afirmou o secretário Leo Prates.

Atendimento – Para garantir assistência da população presente no Carnaval, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) contará com cerca de 1,5 mil profissionais durante o período da folia. Será montada uma estrutura de dez módulos assistenciais funcionando 24 horas nos circuitos oficiais da festa.


CONTEÚDO ALTERNATIVO CASO O VISITANTE NÃO TENHA O PLUGIN DE FLASH EM SEU COMPUTADOR (ESTE CONTEÚDO PODE APARECER TAMBÉM ENVOLVIDO POR UMA "DIV")


About Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes é CEO da TV Servidor / Axé Notícias. Formado em publicidade. Estou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e publicidade estratégica na Uninassau

Check Also

Sagrada Família já recebe primeiros pacientes no combate ao coronavírus

Na semana mais crítica da pandemia na cidade, Salvador recebe a terceira unidade de saúde ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.