Home / Destaques / Na eleição que marca queda do PT, Suíca usa resistência política e sai mais forte com renovação do mandato

Na eleição que marca queda do PT, Suíca usa resistência política e sai mais forte com renovação do mandato

1-vereador-luiz-carlos-suica-camara-municipal-de-salvador-13031

Na eleição de prefeitos e vereadores no último domingo (2) que marcou uma rejeição generalizada ao PT Brasil afora, o vereador Luiz Carlos Suíca (PT) se consolida como um político influente na Câmara de Salvador e uma forte liderança do partido na cidade. Suíca foi o primeiro petista mais votado, com 9.797 votos e também o primeiro entre os vereadores da bancada da base da oposição que conseguiu se reeleger para mais um mandato no legislativo municipal. Fiel à sua base que são os bairros e comunidades periféricas da cidade, com destaque as suas bases eleitorais, Suíca foi um dos vereadores do PT que obteve votação expressiva e conseguiu renovar o mandato em um pleito com nomes tidos como bem cotados, e reconquistou uma das cobiçadas cadeiras na Câmara.

Suíca foi o vereador mais votado do Partido dos Trabalhadores (PT) nas eleições municipais que aconteceram no domingo (2) para dar continuidade ao projeto político por mais quatro anos e desenvolver o melhor para o povo de Salvador. Nos últimos quatro anos na Câmara, Suíca conseguiu desenvolver um mandato propositivo e com a participação da população, com várias iniciativas no legislativo municipal. Com todas estas qualidades, Suíca foi reeleito nas eleições deste ano.

Nos seus últimos quatro anos de mandato, Suíca procurou desenvolver um trabalho voltado para o atendimento às demandas sociais, principalmente, a dos trabalhadores terceirizados que chegam em seu gabinete, entre outros, interagindo com as pessoas, ouvindo as reivindicações, atendendo a população e, ao mesmo tempo, fiscalizando o Poder Executivo, que é uma das obrigações do vereador. “Fiz tudo isso no meu primeiro mandato, e vou continuar da mesma maneira nesse próximo mandato que começa no dia 1º de janeiro de 2017, fazendo uma oposição responsável e buscando criar Projetos de Lei que realmente possam beneficiar a população mais carente de Salvador”, declara Suíca. “Esse mandato é da nossa gente, é do povo que me elegeu. Todos que confiaram o seu voto em mim, fazem parte de um projeto que saiu vitorioso das urnas, e juntos vamos fazer mais pelo povo mais carente da cidade”, enfatiza.

O Partido dos Trabalhadores tinha três e elegeu três vereadores, com Suíca e Moisés Rocha reeleitos e Marta Rodrigues eleita para a próxima legislatura. Com a eleição em primeiro turno, a tendência é formar uma oposição com os três partidos PT, PCdoB e PSD, que juntos fizeram seis vereadores. Suíca, Moisés Rocha e Marta Rodrigues (ambos do PT), Aladilce Souza (PCdoB) e Edvaldo Brito (PSD).

Mesmo sob fortes ataques e criminalização da política, voltada especialmente ao Partido dos Trabalhadores, o PT não se retraiu. No quadro geral das eleições municipais em Salvador para a Câmara Municipal, o partido reelegeu Suíca e Moisés Rocha, dois vereadores que já são figuras políticas carimbadas e conhecidas da população e do eleitorado de Salvador, e Marta Rodrigues, que retorna ao legislativo municipal.

Quando foi eleito para o primeiro mandato na Câmara de Vereadores, Suíca disse que seu mandato teria como uma das marcas o diálogo permanente e a presença constante nos  bairros e comunidades mais carentes de Salvador em defesa do povo e da classe trabalhadora mais pobre. Passados os últimos quatro anos desde a eleição em outubro de 2012, o edil petista credita sua reeleição justamente a essa iniciativa de visitar de ponta a ponta localidades mais pobres da cidade, conversando e dialogando com a comunidade e encaminhando as demandas ao Poder Executivo.

Para retribuir a confiança dos eleitores e da população, Suíca afirma que vai se debruçar com toda força política do seu mandato para mostrar que há como fazer o que chama de ‘mandato da gente’ com política de resistência com a força da sua militância. Para isso, o petista diz que irá seguir o slogan de sua campanha à risca.

“Queremos mudar esse contexto da maioria que enxerga a política como uma coisa suja. Acredito que temos como fazer a boa política, séria e de mãos limpas. No meu próximo mandato, com muito trabalho vamos dizer para a cidade para o que viemos. E, a partir de agora, somos vereadores não só dos 9 mil e poucos que votaram, mas de todo o povo de Salvador. E estaremos dando o máximo de nosso trabalho para corresponder a todos”, garante Suíca.

Rafael Santana/Foto: Reprodução/TV Servidor


CONTEÚDO ALTERNATIVO CASO O VISITANTE NÃO TENHA O PLUGIN DE FLASH EM SEU COMPUTADOR (ESTE CONTEÚDO PODE APARECER TAMBÉM ENVOLVIDO POR UMA "DIV")


About Rafael Santana

Rafael Bonfim Santana é jornalista com experiência em diversos sites e jornais da Bahia

Check Also

Entidades discutem execução e estratégias do programa Família Acolhedora

A operacionalização e estratégias do serviço Família Acolhedora foram discutidas e alinhadas na manhã terça-feira ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

google.com, pub-6410565665465772, DIRECT, f08c47fec0942fa0