Principal / Destaques / Nise Yamaguchi: “tem cura contra o Coronavírus sim”; imunologista integra comitê de crise no governo Bolsonaro contra o vírus chinês

Nise Yamaguchi: “tem cura contra o Coronavírus sim”; imunologista integra comitê de crise no governo Bolsonaro contra o vírus chinês

Roberto Navarro/Alesp

A imunologista Nise Yamaguchi já esteve à frente de lutas contra o câncer e a Aids e agora integra um comitê de crise no combate ao novo coronavírus junto ao governo. Médica do Hospital Israelita Albert Einstein de São Paulo, Yamaguchi colabora de forma técnica e científica para aprimorar protocolos de combate à doença. Em entrevista na TV Brasil, Nise fala sobre o trabalho que a ciência vem fazendo em busca de tratamentos e também da necessidade de combater a doença a tempo. Para ela, é possível salvar vidas e curar pessoas desde que os cuidados sejam feitos logo no início da covid-19.  “Essa história de que não tem cura, para esse novo coronavírus, não é verdade. Tem. É o próprio sistema imunológico quando ativado adequadamente, sem exageros. Porque o problema dele [novo coronavírus] é quando ele é exagerado depois na segunda e na terceira fase. E o principal é tratar precocemente”, afirma Nise.

A médica explica que o vírus age em três fases e que os cuidados iniciais podem fazer toda a diferença na vida do paciente. Ela diz que é preciso tentar evitar a fase crítica da doença. “Essa terceira fase é a tempestade total, que aí não adianta mais você tratar o vírus, porque você não segura mais. E é isso que a gente tem que evitar quando a gente começa a tratar o paciente precocemente. Porque você pega naquela fase em que ele ainda está tentando se replicar e acaba com ele. E imuniza. Então o paciente fica com imunidade, ele não pega mais, ele não contamina mais.”

Na entrevista, a médica infectologista ainda lamenta o ambiente de desinformação no país e defende uma sintonia entre toda a área médica e os poderes no combate à pandemia. “Vamos pensar que o passado faz parte de desconhecimento. Vamos mudar e criar um clima de otimismo, de crescimento”, argumentou.  E mostrando-se otimista no combate à covid-19, Nise diz que “toda matéria de jornal está falando: ‘essa é uma doença que não tem cura’. Tem cura. A cura está em você! No seu sistema imunológico! Ajudado por remédios que agem na fase inicial. Vamos para a frente, fazer coisas boas, pensar no futuro, reconstruir o país”.

Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Governo Federal envia para a Bahia 180.600 doses de vacinas da Janssen

A Bahia receberá uma remessa com 180.600 doses de vacinas contra a Covid-19 fabricadas pelo ...

1 Comentário

  1. MARIA DAS GRACAS FERREIRA

    Meu Deus. Eu nunca imagina a guerra que estamos vivendo os curruptos pagando muito caro pra gerar mortes. Na cidade que eu moro a secretaria da sua saúde quando descobriu que ivermeectricina ajuda muito no combate a esse vírus Ele pegou todos os remédios dos postos de saúde escondeu pras pessoas preconizadas não ter. Isso pra mim está cendo pior de do quê o próprio vírus.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *