Principal / Destaques / Novos 50 respiradores vão ampliar leitos de UTI contra Covid-19

Novos 50 respiradores vão ampliar leitos de UTI contra Covid-19

Max Haack

Salvador passa a ter mais 50 respiradores, que vão ampliar a quantidade de leitos de UTI para tratamento dos casos do novo coronavírus (Covid-19) e, também, contribuir para a retomada das atividades econômicas na cidade. A apresentação dos equipamentos foi realizada nesta terça-feira (14), no Centro de Logística Municipal (CEM), na BR-324, com as presenças do prefeito ACM Neto e do vice, Bruno Reis, além do secretário municipal da Saúde (SMS), Leo Prates, e imprensa.

Os equipamentos foram enviados pelo Ministério da Saúde, que já havia doado outros 50 respiradores em junho passado. O montante é parte integrante do esforço municipal em implantar mais 75 leitos de UTI em dez dias, no intuito de baixar a taxa de ocupação para no mínimo 75%, o que permitiria o início da primeira fase de retomada das atividades econômicas na cidade, a exemplo da reabertura dos shoppings. Atualmente, essa taxa de ocupação na rede pública está em 79%.

“Esses respiradores oferecidos pelo governo federal são muito importantes para a nossa cidade e, já nesta semana, serão distribuídos para os nossos hospitais. Devem chegar ainda, esta semana, mais 50 unidades que serão cedidas em forma de comodato à Prefeitura, até o fim da pandemia, por uma empresa privada”, destacou ACM Neto.

O prefeito ainda aproveitou para ressaltar que a administração municipal, em conjunto com o governo do Estado, está fazendo de tudo para que as atividades econômicas sejam retomadas com responsabilidade, segurança e no intuito de não haver colapso no sistema de saúde. “Compreendemos o drama que as pessoas estão vivendo em quase 120 dias de atividades suspensas, mas nós não criamos o coronavírus. Tínhamos que tomar essas medidas duras, mas necessárias para evitar milhares de mortes a mais do que as que já ocorreram na cidade”.

ACM Neto lembrou ainda que o município vai anunciar, nos próximos dias, cerca de 100 ações para estimular setores econômicos que estão sofrendo com os efeitos da pandemia. Duas dessas iniciativas, por sinal, já foram anunciadas: a antecipação do pagamento do IPTU de agosto para dezembro para empresas atingidas pelas necessárias medidas de isolamento social e a emissão de certidão negativa de débito para pessoas jurídicas que se encontravam adimplentes até 15 de março e que também sofreram em função dos impactos do novo coronavírus.

Ampliação – A implantação dos novos leitos de UTI foi iniciada na semana passada, com a abertura de mais dez vagas no Hospital Municipal de Salvador (HMS), na Boca da Mata. Esta semana, estão sendo implantados mais dez leitos no Hospital Sagrada Família, em Monte Serrat; outros dez no Hospital Salvador, na Federação, após decisão judicial; outros 20 que vão compor a abertura da segunda tenda do Hospital de Campanha Wet’n Wild, na Avenida Paralela; e, até segunda-feira (20), deverá ser concluído o processo de implantação de mais 25 no Hospital de Campanha da Arena Fonte Nova, em acordo com o governo da Bahia.

Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Ações inclusivas protegem pessoas com deficiência durante pandemia

Desde o início da pandemia de Covid-19, a Prefeitura, através da Secretaria de Promoção Social ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *