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Operadores do turismo têm acesso a cursos e serviços em um só local

O Centro de Recuperação do Turismo (CRT), no Hub Salvador, no Comércio, só começou a funcionar ontem (05), mas já se tornou um ponto essencial de apoio para os profissionais do setor. A Secretaria Municipal de Cultura e Turismo (Secult), responsável pelo espaço, tem recebido várias ligações e mensagens de solicitação de agendamento de serviços e consultorias disponíveis no local. A estrutura beneficia pessoas que trabalham nos diversos setores relacionados à cadeia do turismo, a exemplo das agências de viagem, hotelaria, bares e restaurantes, serviços de transporte e recepção e guias, entre outros. São profissionais que foram duramente afetados pelos efeitos do novo coronavírus e as necessárias medidas de isolamento social.

Um dos primeiros atendidos no CRT foi Wellington Correia, proprietário de uma empresa de transporte executivo. Ele agendou atendimento com um representante bancário e conseguiu tirar dúvidas sobre as operações de crédito disponíveis no mercado. Ele contou que, com a pandemia, as operações tiveram uma redução em torno de 80%. No entanto, o empresário espera que a situação melhore aos poucos, a partir dos próximos meses.

“Graças a Deus estamos contando com iniciativas como essa do CRT e com a ajuda de parceiros como o Sebrae para poder fazer toda a nossa modelagem, o nosso portfólio e ajustes operacionais necessários. É extremamente importante para o pequeno empresário, principalmente do setor de turismo, ter esse retorno em forma de recursos para sobreviver a essa pandemia. A iniciativa é legal, porque concentra todos os serviços necessários para que o profissional do turismo possa utilizar e fazer o seu planejamento”, disse.

Para o titular da Secult, Pablo Barrozo, a procura neste início de funcionamento supera as expectativas. “Estamos realmente no início, mas nos surpreendemos com o número de procura dos agentes de turismo em busca de consultoria e dos serviços prestados no CRT”.

Serviços mais demandados – Barrozo estimou que alguns dos serviços mais demandados serão os da área financeira, os cursos gratuitos oferecidos pelo Sebrae e pelo Senac, o fornecimento de certidões e o parcelamento de dívidas. Quando a segunda fase de retomada das atividades tiver início, ele espera que o co-working (ambiente de trabalho compartilhado) também ganhe força.

“O centro surgiu da necessidade que nós vimos de fortalecer o turismo, abalado pela pandemia. A necessidade de adequar os agentes do turismo para um novo momento. Então, é um trabalho de base, de infraestrutura e de preparação. É isso que nós estamos trazendo, sempre aprimorando e de olhos bem abertos para novas soluções”, afirmou o secretário, lembrando que o segmento é responsável por 20% da economia de Salvador e interage com 52 setores, gerando milhares de empregos na capital baiana.

Funcionamento – O CRT é um integrador de serviços e consultorias para empresas de turismo e está em funcionamento no Hub Salvador, no Comércio, de segunda à sexta-feira, das 9h às 16h. Em um único local são fornecidos serviços públicos, 50 tipos diferentes de capacitação virtual, consultorias financeiras, com bancos públicos e privados consultorias, e técnicas, numa parceria com o Sebrae e o Senac. O projeto foi desenvolvido pela Secult e é pioneiro no Brasil. Além do acesso a cursos e serviços, os profissionais do setor de turismo ainda contam com um espaço de co-working e podem agendar turnos com duração de até cinco horas para atendimento de clientes e execução do trabalho. O horário para co-working é das 8h às 13h e das 13h às 18h, de segunda a sexta-feira. Entre os serviços públicos disponibilizados no local estão aqueles oferecidos pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) e pela Secretaria Municipal da Fazenda (Sefaz), a exemplo da retirada de certidões, consultas a débitos, emissão de segunda via de vários tipos de documentos, nota fiscal e orientação para licença de construção e abertura de empresas, só para citar alguns.

Agendamentos – Para acessar os serviços, cursos e co-working, as empresas do turismo devem agendar o atendimento no CRT através do site retomadadoturismo. salvador. ba. gov. br, pelo e-mail crt @ salvador. ba. gov. br ou através do telefone 3202-7634. O site reúne também informações sobre o centro, objetivos, parceiros e conteúdos úteis, como leis e decretos da prefeitura.

Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

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