Principal / Política / Orlando Palhinha sugere criação de aplicativo com lista de medicamentos do SUS

Orlando Palhinha sugere criação de aplicativo com lista de medicamentos do SUS

Crédito: Mathias Jaimes/TV Servidor

O vereador Orlando Palhinha (DEM) sugeriu à Prefeitura, por meio do Projeto de Indicação nº 423/2017, a implantação do aplicativo Aqui tem Remédio, que vai auxiliar a população a encontrar os medicamentos mais procurados na rede pública.

O aplicativo não só aponta a relação de medicamentos disponíveis, como indica tambem o nome da substância, especifica a dosagem e informa qual a quantidade disponível em cada unidade de saúde. A ferramenta orienta ainda o usuário para se dirigir à unidade de saúde mais próxima e especifica qual a rota mais curta para chegar a ela. Utiliza, para isso, o serviço de geolocalização do Google.

O Aqui tem Remédio já é utilizado em capitais como São Paulo e foi destaque na mídia devido ao sucesso que faz junto à população. “Com a aprovação do meu projeto será mais fácil para a população localizar o seu medicamento antes mesmo de sair de casa. A ferramenta pode facilitar muito a vida das pessoas que tomam regularmente medicamentos fornecidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS)”, disse Palhinha.

Aplicativo 

A Assistência Farmacêutica é a área do SUS responsável por garantir à população o acesso a medicamentos considerados essenciais e promover o uso racional dos mesmos. Estes medicamentos devem ser seguros, eficazes e de qualidade. Existem no Brasil mais de 40 mil medicamentos registrados na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O SUS seleciona os mais eficazes, seguros e elabora a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename), indicados para a maior parte dos problemas de saúde que acometem a população. Os medicamentos que constam na Rename são distribuídos gratuitamente em farmácias das unidades básicas de saúde (postos de saúde) ou farmácias de serviços especializados.

Fonte: Secom/CMS

 

Sobre Rafael Santana

Rafael Bonfim Santana é jornalista com experiência em diversos sites e jornais da Bahia com foco em pautas políticas regionais

Leia também!

Covid-19: Prefeitura inicia vacinação de pessoas com 49 anos ou mais e segue com mutirão da 2ª dose

A Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), inicia a partir desta ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *