Principal / Destaques / Pacientes elogiam estrutura, qualidade e atendimento humanizado recebido no Hospital Municipal de Salvador

Pacientes elogiam estrutura, qualidade e atendimento humanizado recebido no Hospital Municipal de Salvador

Em poucos meses de funcionamento, o atendimento no Hospital Municipal de Salvador (HMS), vem sendo aprovado pelos pacientes, contribuindo para o resgate da confiança da população na rede municipal de saúde. Atualmente, a realidade da saúde no município é bem diferente daquela encontrada nas gestões passadas. Hoje, com o novo equipamento, o serviço prestado pelos profissionais de saúde na unidade considerada referência tem sido reconhecido e elogiado.

A qualidade do serviço de saúde e a humanização do atendimento vêm sendo comprovadas pelos pacientes que permanecem no HMS. Apesar da grande demanda de centenas de pessoas recebidas diariamente no hospital, superando em algumas ocasiões a capacidade de atendimento, pacientes que necessitam dos serviços de saúde disponíveis na unidade elogiam o tratamento recebido pela equipe médica. Perguntados sobre suas impressões e experiências vividas no hospital, diversos usuários declararam-se satisfeitos ou muito satisfeitos com o atendimento recebido e com os serviços utilizados, elogiando a estrutura e a dedicação dos médicos e demais profissionais.

Uma paciente que está internada pela primeira vez no Hospital fez questão de elogiar o novo equipamento e destacou a atenção que os profissionais da unidade têm dedicado a ela. Internada para uma cirurgia, ela elogiou o atendimento recebido, a qualidade do ambiente e a dedicação dos médicos, enfermeiros e demais profissionais da unidade. “Quando cheguei aqui, fui logo bem recebida. Fui na enfermaria, fiz a triagem. Depois, me mandaram ir para o apartamento, fiz a cirurgia e graças a Deus correu tudo bem”, disse.

Uma outra usuária elogiou também a qualidade, a agilidade do atendimento e tratamento por toda a equipe. “Eles atendem muito bem, são maravilhosos, e dão medicação na hora certa”, disse. A alimentação fornecida no Hospital Municipal de Salvador entrou também na avaliação da paciente. “A comida servida pelo hospital é muito boa e na hora certa”, contou a usuária.

Durante sua internação, outro paciente ficou também impressionado e surpreendido com o ótimo atendimento no Hospital. “Quando o pessoal pensa em hospital público, pensa naquele inferno, com gente deitada em maca, em corredor e em cadeira. Esse hospital aqui é de outro mundo. Aqui, você não vê ninguém no corredor. Aqui, você é realmente atendido”, comentou.

Outra paciente que passou pela primeira vez por um procedimento de ultrassom agradeceu a toda a equipe de profissionais do Hospital, principalmente aos médicos e enfermeiros pelo excelente trabalho e atendimento que recebeu. “Quando eu vim fazer a ultrassom abdominal foi a primeira vez e deu tudo certo. Eu cheguei, fui bem atendida. Gostei do hospital”, resume.

Um aspecto importante para a boa recuperação dos pacientes é o trabalho de humanização do atendimento que vem sendo realizado e que envolve todos os setores do HMS. As práticas de humanização hospitalar visam dar dignidade aos cuidados dedicados ao paciente, valorizando o aspecto humano do atendimento.

Segundo a servidora do HMS, a gestão está comprometida em desenvolver e garantir o pleno funcionamento da unidade e a qualidade do serviço de saúde oferecido pelo Hospital. Ela destacou que o diferencial da instituição, credenciada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) que se constitui como referência na qualidade dos profissionais, é a oferta dos procedimentos de saúde à população de Salvador.

Além disso, o Hospital conta também com diversas especialidades em que o paciente é atendido de acordo com os critérios de acolhimento com Classificação de Risco. “Na Classificação de Risco, temos todo serviço de ortopedia, clínica médica e clínica geral e na nossa emergência com mais 150 atendimentos por dia no Hospital onde o paciente é sempre bem vindo. Depois que o paciente é classificado pela enfermeira ou pelo médico, fica em observação para ser medicado, para fazer exame ou internado. Depois que o paciente é internado na emergência, ele vem para a enfermaria”, explica.

O Hospital / Em apenas alguns meses, a Prefeitura de Salvador tornou o atendimento no Hospital Municipal de excelência. A gestão tem como principal desafio oferecer saúde de qualidade à população. Desde que assumiu o município, o prefeito ACM Neto propôs uma série de mudanças nos serviços de saude visando melhorar ainda mais o atendimento da comunidade. Uma delas é a implantação do novo Hospital Municipal.

Os repasses feitos pelo poder público municipal têm possibilitado o investimento e o funcionamento do HMS com novos médicos e especialistas, plantões 24 horas, ampliação do número de cirúrgicas, a compra de mais medicamentos e a realização de um volume maior de exames.

Atendendo exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o HMS é um hospital geral de grande porte e oferece atendimento de urgências em clínica médica, clínica geral, ortopedia, emergências pediátricas, além de atendimento médico especializado a pacientes e tratamentos para adultos que necessitam de cuidados intensivos e intermediários. Segundo informações do hospital, são atendidos hoje cerca de 3 mil atendimentos por mês e mais de 300 cirurgias desde a abertura da unidade.

O Hospital Municipal de Salvador é uma unidade de saúde voltada ao atendimento de pacientes encaminhados por agendamento prévio, para atendimento em ambulatórios clínicos, cirúrgicos e exames especializados.

Contando com ampla estrutura de apartamentos e salas de cirurgia, o Hospital vem realizando cirurgias de baixa e média complexidade em seu centro cirúrgico.

A unidade realiza ainda exames de imagem, como Tomografias Computadorizadas, Ultrassonografias, Exames de Radiodiagnóstico (raio x), Ultrassonografias com Doppler, Endoscopia, Colonoscopia e Ressonância Magnética.

A gestão do HMS é de responsabilidade da Santa Casa de Misericórdia, entidade contratada pela Prefeitura após processo licitatório. O Hospital fica localizado no bairro de Cajazeiras.

Mathias Jaimes e Rafael Santana

 

Sobre Rafael Santana

Rafael Bonfim Santana é jornalista com experiência em diversos sites e jornais da Bahia com foco em pautas políticas regionais

Leia também!

Confiança do empresário industrial cresce pelo quinto mês consecutivo

Depois de chegar ao pior patamar da série histórica, em abril de 2020, o Índice ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *