Home / Destaques / Parque dos Ventos é a mais nova área gratuita de esportes e lazer de Salvador

Parque dos Ventos é a mais nova área gratuita de esportes e lazer de Salvador

Valter Pontes SECOM

Depois do novo Centro de Convenções e do Festival Virada Salvador, a orla da Boca do Rio, no trecho que antes era ocupado por um “elefante branco” chamado Aeroclube e um amontoado de terra, ganhou hoje mais uma atração que valoriza ainda mais o litoral soteropolitano como um todo: o Parque dos Ventos, administrado pela Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Inovação e Resiliência (Secis). Com 85 mil metros quadrados (o equivalente a 12 campos de futebol), o novo equipamento, inaugurado no início da noite pelo prefeito ACM Neto, oferece 14 opções de lazer e espaços esportivos, inclusive para atletas profissionais.

Em seu discurso, ACM Neto, que estava acompanhado do vice e secretário de Infraestrutura e Obras Públicas, Bruno Reis, e do presidente da Câmara Municipal, Geraldo Júnior, entre outras autoridades, lembrou da luta para tornar o parque uma realidade. “Logo no início da minha gestão, em 2013, estive aqui com toda minha equipe e disse que não era possível que Salvador tivesse essa área abandonada, sem o uso que a cidade merecia. Foi difícil, mas conseguimos”, comemorou.

O prefeito lembrou que a proposta inicial era a construção do parque como contrapartida à implantação de um shopping no local onde hoje está o novo Centro de Convenções. Por conta da crise econômica nacional, no entanto, a proposta, que começou a ser realizada, não foi concluída. “Então a Fundação Mário Leal Ferreira (FMLF) fez o projeto e fizemos a obra. Aplicamos aqui recursos da venda de terrenos que a Prefeitura tinha na cidade e que não tinham utilidade, dinheiro que também foi destinado para a construção do Hospital Municipal de Salvador e do próprio Centro de Convenções”, contou.

Equipamento – Com investimento de R$ 10 milhões, o Parque dos Ventos, que conta com a presença permanente da Guarda Civil Municipal (GCM) e monitoramento por câmeras 24 horas, além de iluminação em LED – também fundamental para a segurança -, foi construído pela Prefeitura com a proposta de funcionar como um centro esportivo voltado tanto para atletas profissionais quanto amadores. Um dos destaques do equipamento é a estrutura de dez metros de altura para atividades de rapel e escalada. O parque dispõe ainda de pista de skate street, cuja composição simula obstáculos de rua como escadarias, rampas e corrimões; ciclovia de três quilômetros; uma pump track – pista ciclística de circuito contínuo, com lombadas, morros de terra arredondados e curvas levemente inclinadas; e um local destinado exclusivamente à pratica do parkour. O equipamento também conta com parque infantil (inclusive com brinquedos adaptados para pessoas com deficiência), tabelas de basquete, quadra de vôlei, área para contemplação e piquenique, anfiteatro com capacidade entre 100 a 150 pessoas, quatro morrotes (pequenos morros) ligados por pontes de madeira laminada e estrutura metálica, escorregadeiras naturais, quiosques, sanitários e passeio para realização de caminhada com área para uso de patins. Isso sem falar no amplo estacionamento com 150 vagas, portaria e pequeno ambulatório.

Valter Pontes SECOM

A iluminação foi contemplada com a instalação de 343 pontos em LED. A rede foi toda estruturada, envelopada e as caixas devidamente lacradas com o objetivo de dificultar as ações de possíveis ligações clandestinas e roubos de cabos que possam prejudicar a iluminação. Os postes implantados são de fibra de vidro, um material que supera os convencionais de concreto, pois têm vida útil três vezes mais longa, são mais resistentes à maresia e anticorrosivos.

Já o paisagismo do local é composto por 210 coqueiros, 35 amendoeiras, 30 algodoeiros, 25 aroeiras de praia, 30 abricós de praia, 30 cocolobas uvíferas, 30 ciccas e 60 fícus de praia. Foram aplicados, ainda, 64 mil m² de grama.

Programação cultural – Além de diversas atividades esportivas, nas quais a população de todas as idades foi apresentada aos equipamentos e brinquedos, a inauguração do Parque dos Ventos contou com uma programação cultural para todas as idades. Na parte musical, uma das atrações foi o grupo Ganhadeiras de Itapuã, homenageado no Carnaval carioca pela Unidos da Viradouro, escola campeã este ano.

A apresentação teve a participação da cantora Aiace e, ainda, o público conferiu a Orquestra Rumpilezz, do maestro Letieres Leite, que promoveu um verdadeiro espetáculo melódico com a cantora Larissa Luz.


CONTEÚDO ALTERNATIVO CASO O VISITANTE NÃO TENHA O PLUGIN DE FLASH EM SEU COMPUTADOR (ESTE CONTEÚDO PODE APARECER TAMBÉM ENVOLVIDO POR UMA "DIV")


About Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes é CEO da TV Servidor / Axé Notícias. Formado em publicidade. Estou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e publicidade estratégica na Uninassau

Check Also

McDonald’s doa 315 refeições em Porto Seguro na campanha McObrigado

As cozinhas do McDonald´s no Brasil estão preparando mais do que deliciosas refeições. Desde o ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.