Home / Municípios / Praia da Ilha dos Frades é contemplada com renovação de selo de excelência internacional 

Praia da Ilha dos Frades é contemplada com renovação de selo de excelência internacional 

Crédito: Marcelo Gandra

Pelo segundo ano consecutivo, a praia de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, na Ilha dos Frades, recebeu o selo Bandeira Azul. A certificação, uma honraria internacional concedida pela Foundation for Environmental Education (FEE), certifica a qualidade das principais praias em todo o mundo. A renovação do selo premia os esforços do município, do projeto Baía Viva e da comunidade local para adequar a infraestrutura do lugar às exigências internacionais. Com isso, Salvador continua sendo a única cidade nordestina a obter o selo Bandeira Azul. Em todo o país, são apenas cinco praias agraciadas: Prainha (RJ), Tombo (Guarujá-SP), Governador Celso Ramos (SC) e uma praia fluvial em Florianópolis (SC).

Responsável pela gestão e manutenção do Bandeira Azul no Brasil, a coordenadora do selo, Leana Bernardi, destaca os motivos que levaram a Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe a reunir condições de receber a honraria. “O Bandeia Azul certifica praias de uso intenso, avaliando questões como segurança, qualidade da água, gestão e educação ambiental. Já foram distribuídos mais de 4,6 mil selos em todo o planeta, sendo 3,5 mil somente para praias, além de marinas e embarcações turísticas, sendo dez apenas no Brasil – cinco praias, quatro marinas e uma embarcação de turismo. No caso de Salvador, essa é uma praia única, que tem o cuidado diferenciado, facilitando sua qualificação. Estamos em conversas constantes com a Prefeitura, visando preparar novas praias continentais para receberem esta certificação. Lembrando que as praias são indicadas pelo próprio município e passam por criteriosa avaliação”, relata.

Crédito: Marcelo Gandra

A cerimônia de entrega do selo, seguida do hasteamento da Bandeira Azul, na entrada da praia da Ponta de Nossa Senhora, contou com a participação do secretário Municipal da Cidade Sustentável e Inovação, André Fraga, da presidente da Fundação Baía Viva, Isabela Suarez, e da coordenadora do Blue Flag Brazil e do Instituto Ambientes em Rede, Leana Bernardi, que responde pela certificação em território brasileiro.

Crédito: Marcelo Gandra

“A certificação da praia é fruto de uma política pública consolidada, que não apenas garantiu as melhorias, como sua manutenção ao longo do tempo. Esse controle de qualidade é necessário, pois caso alguma das melhorias se perca, a praia, consequentemente, não terá a renovação para o próximo ano. Essa conquista é fruto das ações do gerenciamento costeiro do município que, dentre vários itens, orienta que a cidade tenha todas as praias certificadas a partir dos critérios exigidos pelo Bandeira Azul até o ano de 2049, quando a capital baiana completa 500 anos, o que é um grande desafio”, destaca André Fraga, ao lembrar que as próximas praias de Salvador que são preparadas para receber a certificação são Ipitanga, Praia do Flamengo e Stella Maris.

Crédito: Marcelo Gandra

Melhorias – As ações de melhorias foram realizadas em quatro eixos específicos: educação ambiental, gestão ambiental, qualidade da água, segurança e serviços. Foram necessárias melhorias pontuais referentes à acessibilidade, reforma de banheiros, ordenamento e adequação das barracas de praia, além da sinalização educativa sobre a conservação do meio ambiente.

“O selo é a reafirmação do modelo de sucesso que a Fundação Baía Viva vem implementando em toda a região, trazendo consigo uma série de atividades econômicas importantes para o desenvolvimento turístico da região, da Baía de Todos-os-Santos e, em especial, da Ponta de Nossa Senhora. Isso se transforma em geração de emprego e renda, além de possibilitar com que as pessoas cada vez mais se conscientizem da necessidade de preservação deste ecossistema”, destaca a presidente do Baía Viva, Isabela Suarez.

Fonte: Secom/PMS

 


CONTEÚDO ALTERNATIVO CASO O VISITANTE NÃO TENHA O PLUGIN DE FLASH EM SEU COMPUTADOR (ESTE CONTEÚDO PODE APARECER TAMBÉM ENVOLVIDO POR UMA "DIV")


About Rafael Santana

Rafael Bonfim Santana é jornalista com experiência em diversos sites e jornais da Bahia

Check Also

Escola municipal em Pernambués ganha pomar urbano nesta quarta

Quinze árvores frutíferas serão plantadas no Centro Municipal de Educação Infantil de Pernambués, localizado na ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.