Home / Destaques / Prefeito Diógenes Tolentino pauta harmonia e integração entre os poderes em serviço da população de Simões Filho durante reabertura dos trabalhos da Câmara 

Prefeito Diógenes Tolentino pauta harmonia e integração entre os poderes em serviço da população de Simões Filho durante reabertura dos trabalhos da Câmara 

Foto: Divulgação

Após o fim do recesso parlamentar de mais de um mês, os trabalhos do Legislativo Municipal foram retomados no Plenário da Câmara Municipal de Simões Filho, em sessão solene, na tarde de terça-feira (20), Na abertura, o prefeito de Simões Filho, Diógenes Tolentino Oliveira (MDB), apresentou a mensagem oficial do Executivo que marcou a reabertura dos trabalhos legislativos do 2º período da 14ª Legislatura. A sessão foi conduzida pelo Chefe do Legislativo Municipal, vereador Genivaldo Lima (DEM), no plenário, onde recebeu os vereadores da Casa, autoridades políticas, secretários municipais, além de populares.

O presidente da Câmara, Genivaldo Lima, deu as boas-vindas ao comandante do Executivo Municipal e ressaltou o empenho que os parlamentares terão para defender os interesses da população.

Ao ser convidado à tribuna, o chefe do Executivo Municipal entregou a mensagem oficial nas mãos do presidente da Casa e agradeceu a oportunidade para discursar no Legislativo Simõesfilhense.

Em seu discurso, o prefeito falou sobre a importância das ações de sua gestão e dos desafios e responsabilidade em administrar um município de cerca de 140 mil habitantes com passivos de gestões anteriores, com a necessidade de buscar melhorias e qualidade de vida à população por intermédio da administração municipal, alem de manter um constante diálogo, integração e sinergia entre o Poder Executivo e Legislativo em serviço das comunidades simõesfilhenses. “Além da crise econômica, encontramos uma administração sucateada, mas não nos fizeram desistir, ao contrário, temos um dever com a nossa Boa Gente”, garante.

Para justificar esse pensamento, o prefeito destacou em sua defesa o compromisso em garantir ações nos diversos bairros do município, além de zelar pelo dinheiro público e equilíbrio financeiro, na medida em que a projeção no desenvolvimento econômico assegura o estabelecimento das promessas que foram feitas durante campanha frutos das demandas da população.

Neste sentido, o alcaide ressaltou mais uma vez a oportunidade de estreitar os laços entre o Legislativo e o Executivo e a importância dos vereadores para a sociedade que funcionam como ‘olho do prefeito’ e porta-vozes dos anseios da população no sentido de concretizar ações, investimentos e projetos da prefeitura na cidade.

Dinha fez também um breve relato sobre sua vida pública e afirmou a atitude cristã adotada frente ao Executivo, com uma postura aberta, conversando com todos e respeitando a oposição que é parte integrante da democracia. “O verdadeiro amor está em respeitar as diferenças”, disse em resposta às críticas recebidas pelo vereador Elimário Lima (PSDB), que durante entrevista ao programa Panorama de Notícias, exibido pela Rádio Simões Filho FM, na manhã de terça-feira (20), declarou que se sentia desprestigiado diante da relação com o prefeito.

Em um novo momento da cidade, o gestor municipal apresentou na Mensagem do Executivo um balanço das atividades desenvolvidas durante sua gestão e ressaltou o trabalho marcado pelo compromisso tendo como mote da sua administração “mudar Simões Filho para melhor”. Ele enumerou também as principais ações em andamento que serão executadas ao longo dos próximos meses.

Entre as ações da Prefeitura anunciadas pelo gestor destaca-se a instalação de novas empresas, a exemplo do Atacadão que está sendo construído atrás do Mercado Municipal e que vai gerar cerca de 180 empregos diretos, com o apoio da Secretaria do Desenvolvimento Econômico.“Empregar o povo de Simões Filho foi a única coisa que eu pedir”, defende Dinha.

Na ocasião, o prefeito falou de outras investimentos que vêm sendo executados em 2018, a exemplo da Via Universitária, a qualificação das vias públicas, a exemplo da Rua da Aroeira, no Centro, a pavimentação asfáltica em quase todas as ruas do bairro Pitanguinha Nova, ruas no bairro KM 30 e também na região do Ponto Parada.

Na educação, o gestor mencionou o pagamento de dívidas de cerca de R$ 4,5 milhões com os professores no mês de março, além do investimento na reforma de cerca de 80 escolas. Outro destaque foi a promessa garantida pelo Chefe do Executivo em requalificar toda a estrutura do tradicional Colégio Municipal Padre Luiz Palmeira.

Na área da saúde, os postos, como o do bairro Cristo Rei será inaugurado em breve. Outra novidade anunciada é que a Prefeitura comprou um terreno onde será construído um Posto de Saúde no bairro do Eucalipto, na Região da Avenida Paulo Souto.

A assistência social receberá em breve uma grande força através do Programa Meu Novo Lar. Um dos critérios estabelecidos é 50% sorteio e a outra parcela será através da avaliação e levantamento por uma Comissão.

Em tom de valorização, o prefeito exaltou a beleza natural do distrito de Mapele, ao destacar o compromisso de melhorar a qualidade de vida daquela população, como oportunidade ímpar que irá projetar Mapele com a realização este ano do “Campeonato de Canoagem” no local.

“O amor supera tudo”, descreve Dinha que usou ainda mensagens cristãs que enaltecem os ideais de fé e esperança, ao reafirmar o compromisso com ações que serão entregues durante o seu governo em bairros periféricos e que necessitam de melhorias na infraestrutura como: Palmares, Cristo Rei, Jardim Renatão, Fazenda Nova, Km 25, entre tantos outros.

“O caminho para a transformação é a cidade unida”, conclui o prefeito que rechaçou a “política de migalhas”, ao defender que “o povo não merece mais ser enganado por antigos gestores”.

A sessão foi marcada pelos discursos de vereadores durante a retomada dos trabalhos legislativos. A demonstração de entusiasmo e renovação dos votos de compromisso com a população pautaram as primeiras considerações dos edis de Simões Filho. Os vereadores aproveitaram a presença do prefeito Dinha para apresentarem demandas. Houve também elogios por parte dos vereadores ao primeiro ano de gestão, a exemplo da vereadora e primeira-dama do município, Kátia Cristina Cerqueira Oliveira (MDB), que apesar dos desafios do mandato passado, enalteceu o prefeito Dinha e aproveitou a oportunidade para fazer um prognóstico de que a “esperança poderá tornar Simões Filho, em uma cidade modelo não somente a nível local, mas para todo o Estado da Bahia”.

Em seu discurso afirmativo, Kátia destacou a “Força da Mulher”, representada por mulheres que ocupam cargos no primeiro e segundo escalão do Governo Dinha.

De acordo com a vereadora, os momentos anteriores foram extremamente difíceis e dolorosos, por não ter suas indicações e projetos atendidos pelo Executivo. Evangélica por convicção, ela defende que é preciso se conectar e acreditar na palavra de Deus, principalmente, em uma passagem bíblica que lhe serviu de alento para os momentos pelos quais vivenciam, após terem suas indicações aprovadas e transformadas, na prática, em “benefícios sociais nas diversas comunidades simõesfilhenses”.

A expectativa é pelo registro da participação popular nos trabalhos da Câmara na atual legislatura de 2018, o que geralmente não acontece, ou quando acontece é resumido a uma classe que, naquele instante, acompanha apenas assunto de seu interesse. A necessidade da presença dos cidadãos durante as sessões é mencionada pelos vereadores para fiscalizar o desempenho de cada representante da sociedade.

Acompanhe as Sessões

A população poderá acompanhar as Sessões nas galerias do plenário ou pelo site da Câmara: www.camarasimoesfilho.ba.gov.br. O trabalho dos parlamentares pode tambem ser conferido pelas redes sociais.


CONTEÚDO ALTERNATIVO CASO O VISITANTE NÃO TENHA O PLUGIN DE FLASH EM SEU COMPUTADOR (ESTE CONTEÚDO PODE APARECER TAMBÉM ENVOLVIDO POR UMA "DIV")


About Rafael Santana

Rafael Bonfim Santana é jornalista com experiência em diversos sites e jornais da Bahia com foco em pautas políticas regionais

Check Also

Prefeitura firma acordo de cooperação técnica contra coronavírus nesta quarta (01)

O prefeito ACM Neto, conjuntamente com secretário municipal da Saúde, Leo Prates, assinam nesta quarta-feira ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.