Principal / Cultura / Prefeito presta homenagens a Iemanjá nesta sexta 

Prefeito presta homenagens a Iemanjá nesta sexta 

Crédito: Valter Pontes/Secom/PMS

O prefeito ACM Neto participa nesta sexta-feira (2) das homenagens a Iemanjá, no Rio Vermelho. Ele estará às 15h em frente à Colônia de Pescadores para acompanhar a saída da procissão para a entrega do presente principal na praia do Rio Vermelho, reverenciando a Rainha do Mar. A festa é uma das principais manifestações com origem nas religiões de matriz africana em Salvador. Os festejos têm o apoio da Prefeitura, na programação cultural e na oferta de serviços municipais.

História – De acordo com historiadores, a festa em homenagem a Iemanjá teve início em 1923, quando um grupo de 25 pescadores resolveu oferecer presentes para a mãe das águas. Nesse período, os peixes estavam escassos no mar e, a partir de então, todos os anos os pescadores pedem à orixá fartura e mar tranquilo.

A festa foi tomando grande proporção e, hoje, além das manifestações artísticas como a capoeira e as rodas de samba, são também pontos marcantes a enorme fila para oferta de presentes no caramanchão ao lado da Colônia de Pescadores, o branco das vestes dos adeptos da orixá e as animadas festas pelas ruas do Rio Vermelho.

Fonte: Secom/PMS

 

Sobre Rafael Santana

Rafael Bonfim Santana é jornalista com experiência em diversos sites e jornais da Bahia com foco em pautas políticas regionais

Leia também!

Bruno Reis: “Salvador, cidade que transpira música 24 horas por dia, 365 dias do ano”; vídeo

Em discurso durante a inauguração do Museu Cidade da Música da Bahia, o prefeito Bruno ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *