Principal / Destaques / Prefeitura entrega obras de macrodrenagem no canal do Trobogy nesta sexta (14)

Prefeitura entrega obras de macrodrenagem no canal do Trobogy nesta sexta (14)

A realidade de um dos principais canais de Salvador foi completamente transformada após a realização das obras de macrodrenagem no canal do Trobogy. Realizadas pela Prefeitura através de convênio com o Ministério das Cidades, no valor de R$94,4 milhões, as intervenções englobaram a requalificação, dragagem e recuperação ambiental dos rios Trobogy e Passa Vaca, além de escoamento de água da lagoa da Paralela e recuperação do espelho d’água da lagoa do Vale Encantado. A entrega da obra será feita nesta sexta (14) pelo prefeito ACM Neto, às 9h30, na Avenida Tamburugy, em Patamares (em frente à Escola Pan-Americana).

Integrante do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais e com duração de dois anos, a obra foi executada pelo Consórcio Baixo Trobogy, vencedor da licitação, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra). A intenção foi acabar com os constantes alagamentos na região da bacia, na Avenida Luís Viana Filho (Paralela), que sofria forte assoreamento devido principalmente às construções nas proximidades dos rios e lagoas, sujeira e degradação da mata ciliar.

Além disso, a medida também envolveu a recuperação ambiental da localidade, principalmente no Rio Trobogy e na área do Vale Encantado, através do Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD). O plano foi uma exigência da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), através de recomendação do Ministério Público da Bahia (MP-BA), que também acompanhou as obras.

“Toda vez que chovia, a lagoa transbordava e alagava a Avenida Paralela, causando transtornos. Esta é uma obra importante de macrodrenagem, de pavimentação e recuperação ambiental do entorno do canal que trará eficiência tanto para a mobilidade, como para a drenagem de toda a região”, afirma o titular da Seinfra, Almir Melo.

Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Prefeitura de Salvador registra roubo de mais de 200 projetores no túnel da Via Expressa; imagens

A modernização da iluminação pública de Salvador tem frequentemente chamado a atenção de criminosos, que ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *