Notícias Política Salvador Bahia Nordeste Brasil

Prefeitura entrega obras de macrodrenagem no canal do Trobogy nesta sexta (14)

A realidade de um dos principais canais de Salvador foi completamente transformada após a realização das obras de macrodrenagem no canal do Trobogy. Realizadas pela Prefeitura através de convênio com o Ministério das Cidades, no valor de R$94,4 milhões, as intervenções englobaram a requalificação, dragagem e recuperação ambiental dos rios Trobogy e Passa Vaca, além de escoamento de água da lagoa da Paralela e recuperação do espelho d’água da lagoa do Vale Encantado. A entrega da obra será feita nesta sexta (14) pelo prefeito ACM Neto, às 9h30, na Avenida Tamburugy, em Patamares (em frente à Escola Pan-Americana).

Integrante do Plano Nacional de Gestão de Riscos e Resposta a Desastres Naturais e com duração de dois anos, a obra foi executada pelo Consórcio Baixo Trobogy, vencedor da licitação, sob a coordenação da Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra). A intenção foi acabar com os constantes alagamentos na região da bacia, na Avenida Luís Viana Filho (Paralela), que sofria forte assoreamento devido principalmente às construções nas proximidades dos rios e lagoas, sujeira e degradação da mata ciliar.

Além disso, a medida também envolveu a recuperação ambiental da localidade, principalmente no Rio Trobogy e na área do Vale Encantado, através do Plano de Recuperação de Áreas Degradadas (PRAD). O plano foi uma exigência da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), através de recomendação do Ministério Público da Bahia (MP-BA), que também acompanhou as obras.

“Toda vez que chovia, a lagoa transbordava e alagava a Avenida Paralela, causando transtornos. Esta é uma obra importante de macrodrenagem, de pavimentação e recuperação ambiental do entorno do canal que trará eficiência tanto para a mobilidade, como para a drenagem de toda a região”, afirma o titular da Seinfra, Almir Melo.

Sair da versão mobile