Home / Destaques / Prefeitura firma parceria para levar empreendedorismo para sala de aula

Prefeitura firma parceria para levar empreendedorismo para sala de aula

SECOM Prefeitura de Salvador

Estudantes da rede municipal de ensino serão beneficiados por uma parceria entre a Prefeitura e o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas na Bahia (Sebrae). Um termo de cooperação assinado na manhã desta segunda-feira (21) pelo prefeito ACM Neto e pelo superintendente do Sebrae na Bahia, Jorge Khoury, vai possibilitar que crianças e adolescentes matriculados no Ensino Fundamental 2 e na Educação de Jovens e Adultos (EJA) passem por capacitações fomentadoras do empreendedorismo em sala de aula. O documento foi assinado pela manhã, durante reunião dos superintendentes do Sebrae da região Nordeste no Mercure Salvador Rio Vermelho Hotel. Cerca de 23 mil alunos serão alcançados pela iniciativa no primeiro momento. As ações já começam no mês de novembro, com a capacitação de 70 multiplicadores da metodologia e a sensibilização de diretores e professores das escolas municipais beneficiadas.

Para o prefeito ACM Neto, a assinatura do documento é um passo muito importante. “É um compromisso que a Prefeitura assume com a inserção do empreendedorismo nas nossas escolas. Essa mudança cultural é importantíssima e a inserção do empreendedorismo já no início da vida das nossas crianças na sala de aula é fundamental”, afirmou.

O prefeito ressaltou as iniciativas do município para melhorar a educação, a exemplo do programa Pé na Escola, que oferta vagas para crianças em idade pré-escolar por meio da parceria com instituições privadas de ensino. ACM Neto lembrou que as iniciativas têm proporcionado a melhoria do Ideb e a universalização da pré-escola que foi um desafio para a gestão.

Metodologia – A metodologia utilizada nas escolas será a do programa Jovens Empreendedores Primeiros Passos do Sebrae. O objetivo é proporcionar aos estudantes práticas de aprendizagem, considerando a autonomia de cada aluno para aprender, além de favorecer o desenvolvimento de atitudes necessárias para a gestão da própria vida, conhecimento que vai poder ser aplicado em situações do cotidiano. “Antes, nós não tínhamos a oportunidade de aprender o empreendedorismo na escola, mas essa é uma situação que está mudando diante do atual cenário de inovação e de importância da atuação das micro e pequenas empresas. Essa parceria ocorre nesse sentido de avançarmos também nas escolas da rede municipal”, afirmou Khoury.

O termo de cooperação envolve a distribuição de materiais didáticos, a capacitação dos multiplicadores, dos professores e dos alunos. Ao todo, 225 professores da rede serão capacitados em fevereiro, para que estejam aptos a ensinar as práticas do empreendedorismo já no início do próximo ano letivo.

Os conteúdos dos materiais didáticos que serão trabalhados em sala de aula visam estimular comportamentos e atitudes empreendedoras para que os alunos olhem problemas como oportunidades. O aprendizado será aplicado em feiras que ocorrerão ao final de quatro meses de aula.


CONTEÚDO ALTERNATIVO CASO O VISITANTE NÃO TENHA O PLUGIN DE FLASH EM SEU COMPUTADOR (ESTE CONTEÚDO PODE APARECER TAMBÉM ENVOLVIDO POR UMA "DIV")


About Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes é CEO da TV Servidor / Axé Notícias. Formado em publicidade. Estou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e publicidade estratégica na Uninassau

Check Also

Prefeitura de Salvador estimula projeto social da Santa Casa de Misericórdia no Bairro da Paz

Colaborar para o aperfeiçoamento educacional de crianças com dificuldades para ler e escrever. Esse é ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.