Home / Cultura / Prefeitura inicia obras nos Arcos da Ladeira da Montanha

Prefeitura inicia obras nos Arcos da Ladeira da Montanha

Depois do Elevador do Taboão, na semana passada, outro importante local do Centro Histórico de Salvador será requalificado pela Prefeitura. A ordem de serviço para recuperação dos Arcos da Ladeira da Montanha foi assinada pelo prefeito ACM Neto. O projeto foi elaborado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e doado para o Executivo municipal que, com recursos próprios, viabilizará as intervenções. Com investimento de R$ 3.458.407,91, a obra será executada pela RC Restaurações e Construções Eireli, vencedora da licitação, em 12 meses.

O projeto de requalificação das edificações tem como diretriz principal recuperar esse importante conjunto edificado no final do século XIX, composto por 17 arcos, destacando seus valores artísticos e suprimindo elementos e volumes que atualmente descaracterizam o conjunto. As estruturas dos arcos apresentam degradações tanto na parte estrutural quanto nas instalações elétrica e hidrossanitária, resultando em ambientes insalubres aos ocupantes – no local funcionam serralherias e marmorarias.

O prefeito ressaltou que a ação seria realizada através do PAC Cidades Históricas, do governo federal, mas que a Prefeitura resolveu assumir por entender a importância do projeto a partir do ponto de vista urbanístico e paisagístico. “Vai mudar, inclusive, todo o aspecto de quem olha da Baía de Todos-os-Santos para esse encontro entre as cidades Alta e Baixa. A Ladeira da Montanha é um dos lugares mais tradicionais de Salvador e que, por muito tempo, ficou abandonado e esquecido. Estamos fazendo mais essa obra, que vai se juntar a todas as outras que estão sendo realizadas no Centro Histórico, com a garantia da permanência dos comerciantes e reforçando a qualidade do comércio”, afirmou ACM Neto.


CONTEÚDO ALTERNATIVO CASO O VISITANTE NÃO TENHA O PLUGIN DE FLASH EM SEU COMPUTADOR (ESTE CONTEÚDO PODE APARECER TAMBÉM ENVOLVIDO POR UMA "DIV")


About Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes é CEO da TV Servidor / Axé Notícias. Formado em publicidade. Estou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e publicidade estratégica na Uninassau

Check Also

Países usam incêndios para tentar prejudicar o Brasil, diz Bolsonaro

Os incêndios florestais na região amazônica podem ser usados para prejudicar o setor do agroneócio ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.