Home / Destaques / Prefeitura intensifica ações contra obesidade mórbida infantil

Prefeitura intensifica ações contra obesidade mórbida infantil

SECOM Prefeitura de Salvador

O Dia da Conscientização contra a Obesidade Mórbida Infantil é celebrado em 3 de junho. Em alusão à data, a Prefeitura, por meio da Secretária Municipal da Saúde (SMS), reforça a prevenção para crianças e adolescentes, com o objetivo de manter a orientação especializada, incentivar o aleitamento materno na primeira infância e promover a adoção de hábitos alimentares saudáveis durante o crescimento desenvolvimento infantil.

Para atender as demandas de atenção à saúde da criança, a Coordenadoria de Atenção Primária à Saúde da SMS conta com 137 Unidades Básicas de Saúde (UBS), sendo 90 pontos com a Estratégia de Saúde da Família (ESF), onde essas práticas são desenvolvidas. Nestes locais são realizados atendimentos ambulatoriais individuais, atividades de promoção à saúde e prevenção de doenças.

O serviço é feito por meio de visitas domiciliares, ações educativas individuais e coletivas nas unidades básicas de saúde e outros equipamentos sociais dos territórios onde as equipes atuam. Além das ações, também é promovido o estímulo ao aleitamento materno e à alimentação complementar saudável. A ação trabalha diretamente com as crianças e familiares, impactando positivamente na prevenção do sobrepeso e da obesidade, como em grupo de gestantes, salas de espera e rodas de conversas.

Os atendimentos individuais com nutricionista podem ocorrer nas UBS e nas Unidades de Saúde da Família (USFs), composta por equipes multiprofissionais de nutricionistas, educadores físicos, psicólogos, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e assistentes sociais. Além disso, são ofertadas outras ações de assistência, prevenção a doenças e promoção da saúde, abordando temas como hábitos alimentares saudáveis, alimentos diet e light, rotulagem de alimentos e escolhas de lanches saudáveis.

O município participa ainda de projetos de pesquisa para qualificação das equipes do núcleo de apoio à saúde da família, em parceria com o Ministério da Saúde e Instituições de Ensino Superior.


CONTEÚDO ALTERNATIVO CASO O VISITANTE NÃO TENHA O PLUGIN DE FLASH EM SEU COMPUTADOR (ESTE CONTEÚDO PODE APARECER TAMBÉM ENVOLVIDO POR UMA "DIV")


About Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes é CEO da TV Servidor / Axé Notícias. Formado em publicidade. Estou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e publicidade estratégica na Uninassau

Check Also

TV. André Fraga: “Prefeitura agiu muito rápido limpando a praia na medida em que o óleo aparece”

Em entrevista, o secretário da SECIS alertou aos soteropolitanos sobre coleta de material e cuidados ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.