Home / Destaques / Professoras da rede municipal são premiadas em congresso internacional

Professoras da rede municipal são premiadas em congresso internacional

As professoras Ive Carolina Fiuza Figueirêdo Milani e Márcia Pereira Martins Vale, que trabalham na Escola Municipal Hospitalar e Domiciliar Irmã Dulce, foram premiadas no 1° Congresso Internacional “Brincar, Brinquedoteca e Brinquedista”, realizado nos dias 20, 21 e 22, na Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Intitulado “O Brincar na escola hospitalar e domiciliar: caminhos e possibilidades”, o trabalho conquistou o terceiro lugar na premiação que envolveu projetos de todo o Brasil.

De acordo com a vice-gestora Leydiane Vidal, a conquista é resultado do trabalho diferenciado realizado pela unidade de ensino que garante o direito à educação ao aluno, que por questões de saúde, encontra-se impossibilitado de estudar na escola comum. “Nosso corpo docente sempre busca aprimorar sua prática, pesquisar e realizar estudos acerca de temáticas que contribuam com o fazer pedagógico. Esse prêmio vem agregar mais valores à nossa escola. Estamos orgulhosos e na certeza que elas sempre buscam compartilhar os conhecimentos com os demais docentes que atuam nas Classes Hospitalares e Domiciliares daqui e de fora do país”, considera.

O trabalho apresentado pelas professoras mostra a importância do brincar no processo de aprendizagem dos alunos no ambiente hospitalar e/ou domiciliar, como explica a professora Ive Milani, uma das autoras do projeto. “Nossa pretensão com esse pôster foi deixar claro que o brincar não pode ser deixado de lado. O hospital é sempre associado à dor, mas a partir dessa consciência, o mesmo poderá ser visto como lugar de aprendizagem, assim como o domicílio. Independentemente da condição de saúde, as crianças podem aprender, desenvolver habilidades e competências que vão auxiliá-las na vida, interagindo com os outros e ajudando essas crianças a desenvolverem-se como indivíduos”.

Para Márcia Vale, também autora do trabalho, a premiação vem como reconhecimento do que já realizam na Escola Municipal Hospitalar e Domiciliar Irmã Dulce. “É muito bom ter essa visibilidade, ainda mais em um evento internacional, por sempre estamos preocupados com a informação e com o serviço. É importante esse reconhecimento dentro da área que atuamos, que é hospitalar e domiciliar, com notoriedade dentro e fora do pais”, enfatiza. Em um dos trechos, o trabalho apresentado no Congresso aponta que “o brincar é uma ferramenta facilitadora do processo de aprendizagem que proporciona o desenvolvimento das funções cognitivas, sociais, afetivas e motoras, saúde e bem estar do aluno, além de auxiliar no resgate de algo tão natural que é aprender. A presença e o trabalho pedagógico do professor que conhece as necessidades curriculares e de saúde do aluno, associado ao brincar, permite que haja atenção ao indivíduo em sua integralidade”.


CONTEÚDO ALTERNATIVO CASO O VISITANTE NÃO TENHA O PLUGIN DE FLASH EM SEU COMPUTADOR (ESTE CONTEÚDO PODE APARECER TAMBÉM ENVOLVIDO POR UMA "DIV")


About Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes é CEO da TV Servidor / Axé Notícias. Formado em publicidade. Estou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e publicidade estratégica na Uninassau

Check Also

TV. “A cidade do Salvador merecia uma obra destas na região do Comércio”, destaca Fausto Franco

“A cidade do Salvador merecia uma obra destas na região do Comércio”, destaca o Secretário ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.