Principal / Destaques / Profissionais de saúde de Salvador iniciam curso de Libras

Profissionais de saúde de Salvador iniciam curso de Libras

Foto: Arquivo/Agência Brasil

Cada vez mais atenta com a inclusão da pessoa com deficiência no serviço público, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (Sempre), promove mais um curso de Libras, desta vez no Conselho Municipal das Pessoas com Deficiência (Comped), na Avenida Joana Angélica. A turma é formada por 34 servidores da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) e inclui médicos, enfermeiros e agentes comunitários.

Com duração de 100 horas, distribuídas em quatro meses, os ensinamentos promovidos pela Unidade de Políticas Públicas para Pessoas com Deficiência (UPCD) e iniciados ontem asseguram certificação. Para obtenção do título, o participante deverá ter 80% de aproveitamento ao final da atividade. As aulas ocorrem duas vezes por semana, sempre às terças, das 14h às 17h, e quintas-feiras, das 9h às 12h.

A capacitação em Libras é feita através de apostilas, apresentações em slides, vídeos e simulações de atendimento. Durante as aulas, os servidores conhecem e praticam a linguagem de sinais, com o intuito de aperfeiçoar o atendimento. De acordo com a instrutora e coordenadora de gestão de projetos da UPCD, Luana Alencar, que deu início às aulas, essa edição do curso é bem específica e direcionada aos profissionais que trabalham com pacientes que buscam as unidades de saúde.

A atividade possui duas fases: noções de atendimento básico e conhecimentos específicos que incluiu gestos referentes a siglas, termos e vocábulos de saúde. “Nossos postos recebem surdos. Não temos como incluir, se não soubermos comunicar. Vamos trazer a vivência desses profissionais para a sala de aula e ensinar a eles como entender o que o surdo busca nossas unidades”, afirmou. De acordo com os dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a população de pessoas com surdez em Salvador passa de 10 mil habitantes.

Cuidando de gente – Nas cadeiras da frente e com olhares atentos, as agentes comunitárias da Unidade de Saúde da Família Federação, Ieda Santos, 53 anos, e Paloma Barreto, 35 anos, ressaltaram a importância em aprender a linguagem dos surdos. “É fundamental para cuidarmos melhor de quem procura os serviços de saúde do município. Além do público, temos colegas com surdez e existe uma dificuldade em estabelecer uma comunicação no ambiente de trabalho. Acredito que deveríamos aprender Libras na escola”, frisou Ieda.

Para o diretor da UPCD, Wagner Andrade, Salvador sai na frente quando acata a recomendação sugerida pelo Ministério Público da Bahia e capacita em Libras o quadro de funcionários. “Preparamos os servidores e também formamos multiplicadores. Já temos oito monitores aptos a nos ajudarem em sala de aula. Tudo isso mostra o engajamento do nosso pessoal”, destacou, lembrando que há uma turma mais adiantada, formada por 19 funcionários da Sempre, que concluirá o curso em outubro.

Mais turmas – A Prefeitura conta, atualmente, com 55 funcionários públicos que já passaram pelas aulas de Formação Básica da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e trabalham com atendimento direto ao público em órgãos como a Guarda Civil Municipal (GCM), Sempre, Transalvador, Defesa Civil, SMS e Secretaria de Política para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ). A capacitação faz parte do planejamento estratégico da Prefeitura e a meta da UPCD é repassar o curso de Libras a 150 servidores até 2020. Essa é a quinta turma de servidores que recebe as noções do aprendizado sobre a linguagem de sinais. A próxima será formada por servidores da Guarda Civil Municipal (GCM), com aulas a serem iniciadas em setembro.

Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Centro de Convenções retoma atividades com programação até dezembro

Com oito eventos agendados até dezembro, o Centro de Convenções de Salvador (CCS), situado na ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *