Home / Destaques / Profissionais do Samu são homenageados no Dia Nacional do Socorrista

Profissionais do Samu são homenageados no Dia Nacional do Socorrista

SECOM Prefeitura de Salvador

Eles costumam ser os primeiros a chegar ao local onde ocorreu um acidente, emergência de saúde ou situação provocada por violência. Os 800 socorristas do Atendimento Móvel de Urgência (SAMU), da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), são os profissionais responsáveis por prestar os primeiros socorros e levar os pacientes até uma unidade de saúde em casos de urgência. Nesta quinta-feira (11), Dia Nacional do Socorrista, a equipe do SAMU foi homenageada por cerca de 100 crianças, de 3 a 9 anos, da Escola Flora Encantada, na praça de Piatã.

A rotina desses guerreiros é bastante agitada. Diariamente, atendem em média 350 ocorrências na capital baiana e também nas regiões de Itaparica, Vera Cruz, Lauro de Freitas, Simões filho, Candeias, Madre de Deus, São Francisco do Conde, Santo Amaro e Saubara. De acordo com o médico e coordenador de urgência e emergência hospitalar do município, Ivan Paiva, os socorristas são imprescindíveis para que o município oferte saúde naquelas situações mais críticas. “São os profissionais que chegam para atender a emergência, no local onde aconteceu, com qualidade e de forma resolutiva”, diz.

SECOM Prefeitura de Salvador

Os socorristas podem ser técnicos de enfermagem, enfermeiros, médicos e/ou bombeiros. No caso dos motoristas das ambulâncias, é exigido ainda um curso de direção especializada para veículos de emergência. De acordo com a SMS, existem dois tipos de unidades de atendimento no SAMU: a de suporte básico, que leva três profissionais; e a de suporte avançado, que leva três profissionais, sendo um enfermeiro, um médico e o condutor socorrista. O médico lembra as diversas situações em que o socorrista atua no dia a dia. “O indivíduo não tem momento nem lugar para passar mal, ter um problema de saúde ou sofrer um acidente. Pode ser uma queda na piscina, um engasgo, um infarto, um derrame ou até uma crise de pressão alta. Naquele momento, às vezes, a pessoa não tem condições de pegar um carro e se dirigir a uma unidade de saúde. E somos nós socorristas que levamos o equipamento de saúde até a vítima que pode estar em casa, no trabalho, na escola ou no momento de lazer”, assinala.


CONTEÚDO ALTERNATIVO CASO O VISITANTE NÃO TENHA O PLUGIN DE FLASH EM SEU COMPUTADOR (ESTE CONTEÚDO PODE APARECER TAMBÉM ENVOLVIDO POR UMA "DIV")


About Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes é CEO da TV Servidor / Axé Notícias. Formado em publicidade. Estou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e publicidade estratégica na Uninassau

Check Also

Ministério Sérgio Moro autoriza uso da Força Nacional em cinco estados

O Programa Nacional de Enfrentamento à Criminalidade Violenta (projeto Em Frente Brasil) terá o apoio ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.