Home / Destaques / Programa de assistência atende 100 idosos no Multicentro Carlos Gomes

Programa de assistência atende 100 idosos no Multicentro Carlos Gomes

Crédito: Valter
Pontes/Secom/PMS

Vulnerabilidade social, abandono pela família e problemas de saúde são fatores que contribuem para exclusão da população idosa. Pensando em preencher o tempo dessas pessoas e oferecer uma assistência adequada, o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos com Idosos, criado há aproximadamente três anos, assiste a cerca de 100 pessoas e faz parte do programa social do Instituto Médico de Gestão Integrada (Imegi), que administra o Multicentro da Carlos Gomes. Os encontros acontecem sempre às quartas-feiras, durante todo o ano. Os idosos participam de atividades que trabalham a memória e a autoestima, além de contarem com uma equipe formada por um psicólogo, duas assistentes sociais, uma fisioterapeuta e uma técnica de enfermagem. “Muitas dessas pessoas são usuárias do SUS, são hipertensas, diabéticas, depressivas, algumas com Alzheimer, outros com esquizofrenia, todos precisando de cuidados e atenção. Aqui eles são assistidos de forma ampla, com todos esses profissionais”, conta o psicólogo e responsável pelo projeto, Samuel Nunes.

O psicólogo ainda destaca que os encontros acontecem às quarta-feiras, mas o programa prossegue durante toda a semana. “Fazemos visitas domiciliares, acompanhamento psicológico dos idosos e da família, além de marcação e atendimento de consultas”, conta.

Graças à parceria com o SESC, também são oferecidos cursos semanais gratuitos de criação de bonecas, decoração de festa, pintura em tecido, bordado, macramê e muitos outros, além de receberem palestras de nutricionistas, médicos, fisioterapeutas e enfermeiras disponibilizadas pelo Imegi.

Para Walter Pereira, de 79 anos, que costumava passar grande parte do seu tempo em casa sem ter uma ocupação, esse programa é muito importante. “Eu acho excelente. Para mim, é fundamental participar de um grupo como esse. É uma higiene mental que me edifica e me faz sentir muito melhor. E a equipe daqui é muito atenciosa e solicita”, declarou. “Eu me sinto muito feliz nesse grupo. Fico esperando chegar quarta-feira só para estar aqui. Eu sinto a diferença, sinto vida e agradeço muito por estar aqui”, declara Valdemira dos Santos que participa do programa há seis meses e preferiu não declarar a própria idade para preservar o mistério.

O feedback é sempre positivo. “O maior retorno é ver a alegria e satisfação deles. Ouvi-los nos chamando de família é algo incrível. Temos um grupo no whatsapp, e eles nos passam um relatório da vida deles. Avisam quando não vão poder vir, se vão para o médico, nos contam tudo. É fantástico. Na verdade, não é um grupo, é uma família”, define o psicólogo Samuel Nunes.


CONTEÚDO ALTERNATIVO CASO O VISITANTE NÃO TENHA O PLUGIN DE FLASH EM SEU COMPUTADOR (ESTE CONTEÚDO PODE APARECER TAMBÉM ENVOLVIDO POR UMA "DIV")


About Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes é CEO da TV Servidor / Axé Notícias. Formado em publicidade. Estou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e publicidade estratégica na Uninassau

Check Also

TV. “A cidade do Salvador merecia uma obra destas na região do Comércio”, destaca Fausto Franco

“A cidade do Salvador merecia uma obra destas na região do Comércio”, destaca o Secretário ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.