Home / Destaques / Programa piloto vai promover capacitação em construção civil para mulheres

Programa piloto vai promover capacitação em construção civil para mulheres

SECOM Prefeitura de Salvador

Em pouco tempo, a área da construção civil, ainda predominantemente masculina, terá cada vez mais a presença de mulheres nos canteiros de obra. Esta é a intenção do programa-piloto Marias na Construção, lançado pela Prefeitura nesta segunda-feira (15), no Campo da Pronaica, em Cajazeiras X. Estiveram presentes na ocasião o prefeito ACM Neto e o vice, Bruno Reis, além das secretárias nacional e municipal de Políticas para Mulheres, Cristiane Brito e Rogéria Santos, respectivamente; do superintendente regional da Caixa Econômica, Lídio Mota; e do diretor do Senai Bahia, Rodrigo Alves.

A iniciativa é uma política pública que irá desenvolver ações de aperfeiçoamento, qualificação e colocação profissional, por meio de cursos livres e gratuitos voltados, exclusivamente, para o público feminino, na área da construção civil. Mesmo antes do início das inscrições, uma fila já estava formada em frente à unidade móvel presente no local, onde serão realizadas as áreas teóricas.

“A questão do desemprego é muito sério no Brasil, mas há a perspectiva de melhoria para este segundo semestre. Por isso, é fundamental que essa mão de obra esteja qualificada. Mais ainda, é necessário olhar para a inclusão do público feminino no mercado de trabalho até para reparar uma dívida histórica que existe entre homens e mulheres, como na área da construção civil. A gente quer acabar esse fosso com a qualificação e preparação da mulher para o mercado de trabalho”, relatou o prefeito.

SECOM Prefeitura de Salvador

O Marias na Construção faz parte do eixo capacitação e empregabilidade da Secretaria Municipal de Políticas para Mulheres, Infância e Juventude (SPMJ) e conta com a parceria do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai Bahia), que ofertará a qualificação profissional.

Participam também da iniciativa a Defesa Civil de Salvador (Codesal), trazendo informações técnicas acerca de construções seguras no município; o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae Bahia), com oferta de conhecimento sobre empreendedorismo e acesso ao crédito; e a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), que garantirá a inserção no mercado de trabalho para as alunas que mais se destacarem durante o curso.

Inicialmente será ofertado o curso de formação de pedreira polivalente, de forma itinerante, por meio de uma unidade móvel do Senai em três comunidades soteropolitanas: Pernambués, Cajazeiras X e Subúrbio. A escolha foi feita com base em estatísticas que alegam o maior número de mulheres e incidências de desabamentos devido à construção irregular na região.


CONTEÚDO ALTERNATIVO CASO O VISITANTE NÃO TENHA O PLUGIN DE FLASH EM SEU COMPUTADOR (ESTE CONTEÚDO PODE APARECER TAMBÉM ENVOLVIDO POR UMA "DIV")


About Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes é CEO da TV Servidor / Axé Notícias. Formado em publicidade. Estou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e publicidade estratégica na Uninassau

Check Also

TV. Artistas argentinos e políticos ligados a Cristina Kirchner homenageiam Che Guevara”

No vídeo exaltam a vida do guerrilheiro genocida Che Guevara artistas renomados como Susana Ronaldi, ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.