Home / Cultura / Projeto de requalificação do Terreiro de Jesus é apresentado a conselho

Projeto de requalificação do Terreiro de Jesus é apresentado a conselho

Representantes do Conselho Consultivo do Patrimônio Cultural tomaram conhecimento, nesta terça-feira (9), do projeto de requalificação do Terreiro de Jesus. O encontro aconteceu na sede da Fundação Gregório de Mattos (FGM), no Centro, e reuniu membros do colegiado com o objetivo de apresentar as intervenções que estão sendo feitas pela Prefeitura num dos espaços mais importantes da capital baiana.

O Conselho integra a FGM e tem por finalidade garantir a preservação dos bens culturais cuja proteção seja de interesse público e pelo seu reconhecimento social no conjunto das tradições passadas e contemporâneas. Fazem parte da entidade 11 membros, provenientes de instituições como: Universidade Federal da Bahia (UFBa), Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Secretaria Cidade Sustentável e Inovação (Secis), Secretaria de Cultura do Estado (Secult), Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB), Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur), Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Bahia, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) e Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (Ipac).

A gerente de Projetos Urbanísticos da Fundação Mario Leal Ferreira (FMLF), Yveline Hardman, explicou que a revitalização do Terreiro de Jesus foi pensada para dar mais qualidade à área, preservando toda a característica histórica que ilustra o cenário do local. “O projeto resgata elementos do trabalho do paisagista Burle Marx, concebido na década de 50, respeitando toda a questão do patrimônio, da ambiência histórica das igrejas e introduz algumas alterações necessárias em função do tempo decorrido e por ter sido anterior ao tombamento”, explicou.

O projeto original de Burle Max, disse Yveline, tinha massa arbórea mais densa. “Foi feita avaliação de como esse paisagismo iria interferir no ambiente, nos casarios, igrejas. Houve adequação a isso, inclusive com mudanças das espécies dos vegetais, por conta da altura e volume da copa”, explanou.

Além disso, rampas de acesso foram reintroduzidas e reposicionadas de acordo com a lei de acessibilidade. A iluminação cênica foi pensada para valorizar o entorno do sítio histórico, e também será reimplantado um jardim que existiu no lado oposto à Catedral Basílica de Salvador. Yveline ressaltou ainda que a requalificação da praça do Terreiro de Jesus proporcionará maior harmonia dos transeuntes com o espaço.


CONTEÚDO ALTERNATIVO CASO O VISITANTE NÃO TENHA O PLUGIN DE FLASH EM SEU COMPUTADOR (ESTE CONTEÚDO PODE APARECER TAMBÉM ENVOLVIDO POR UMA "DIV")


About Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes é CEO da TV Servidor / Axé Notícias. Formado em publicidade. Estou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e publicidade estratégica na Uninassau

Check Also

TV. “A cidade do Salvador merecia uma obra destas na região do Comércio”, destaca Fausto Franco

“A cidade do Salvador merecia uma obra destas na região do Comércio”, destaca o Secretário ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.