Principal / Destaques / Rede municipal oferta gratuitamente mais de 300 tipos de medicamentos

Rede municipal oferta gratuitamente mais de 300 tipos de medicamentos

A Secretaria Municipal da Saúde (SMS), por meio da Coordenadoria de Assistência Farmacêutica, oferta gratuitamente 325 tipos de medicamentos nas unidades de saúde para a população soteropolitana. O elenco é disponibilizado de acordo com a necessidade de cada farmácia e tem como base a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename), que orienta a oferta, a prescrição e a dispensação de remédios nos serviços do Sistema Único de Saúde (SUS). De janeiro a maio deste ano, já foram entregues 52,8 milhões de medicamentos a pacientes da capital baiana.

A Assistência Farmacêutica é o setor responsável pela logística de medicamentos e materiais médico-hospitalares, desde a aquisição até a utilização. O coordenador do setor, Bruno Viriato, disse que os remédios mais procurados são para o tratamento de hipertensão e diabetes, como losartana e metformina. “A nossa meta, ano após ano, é manter as farmácias abastecidas com pelo menos 80% dos remédios através da Relação Municipal de Medicamentos Essenciais (Remune), para que a população tenha a garantia dos respectivos tratamentos”, disse.

Em 2017, cerca de 157 milhões de unidades de medicamentos foram entregues aos pacientes. A Remune tem o objetivo de racionalizar e padronizar a aquisição e solicitações de medicamentos e insumos farmacêuticos no âmbito municipal. Segundo Bruno Viriato, cada unidade de saúde do município faz os pedidos do material mensalmente. “Esse procedimento é necessário para que as listas dos remédios sempre estejam atualizadas e, assim, conseguirmos atender a demanda”, explica.

Os registros das prescrições médicas, do paciente e do especialista que solicitou a medicação são feitos através do Sistema Integrado de Saúde Vida, que facilita o processo de planejamento, monitoração e avaliação dos indicadores de saúde do município. Para receber os medicamentos, é necessário apresentar prescrição médica (original e cópia), documento de identificação com foto e o Cartão SUS. Os medicamentos são distribuídos nas unidades básicas de saúde e nas Prefeituras-Bairro.

Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

TV. Deputado argentino beija seios de mulher em sessão plenária transmitida ao vivo em rede nacional

Em sessão virtual na Câmara dos Deputados, o parlamentar kirchnerista Juan Emílio Ameli, aparece beijando ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *