Home / Saúde / Redução de fumantes pode ajudar a diminuir casos de câncer de mama na capital baiana

Redução de fumantes pode ajudar a diminuir casos de câncer de mama na capital baiana

fumante-cigarro-secretaria-municipal-de-saude-salvador

Dados do Instituto Brasileiro de Controle do Câncer apontam que pessoas que fumam têm 10 vezes maior chance de desenvolver algum tipo de câncer quando comparadas com as não-fumantes. Isso porque o tabaco presente nos cigarros apresenta mais de 4,7 mil substâncias químicas, das quais 43 são carcinogênicas. Em Salvador, com o objetivo de reduzir o número de tabagistas e os agravos provocados pela prática, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) desenvolve durante todo o ano ações de conscientização da população soteropolitana através do Programa Municipal de Controle ao Tabagismo.

No total, 33 unidades de saúde na capital oferecem tratamento gratuito aos dependentes que desejam abandonar o vício. A iniciativa fez com que a cidade alcançasse o menor percentual de fumantes entre capitais brasileiras, com 4,6% de dependentes, fato que pode contribuir diretamente na redução da incidência de casos de câncer, inclusive, na mama. “O índice ou probabilidade de a mulher ter câncer de colo do útero, pulmão e mama diminui cerca de 60% quanto mais tempo a mulher deixa de fumar. Além disso, abandonar o hábito de uso do cigarro aumenta a qualidade de vida de qualquer indivíduo”, afirma Carla Geminiana, técnica do Programa de Combate a Doenças Crônicas não Transmissíveis e Tabagismo.

Redução – Esse ano já houve uma redução de 13% no número de mortes causadas por câncer de mama em Salvador. De janeiro a agosto, foram 182 óbitos, enquanto no mesmo período do ano passado 210 mortes foram contabilizadas. A quantidade de internações em decorrência de complicações ocasionados pelo câncer de mama também apresentou uma diminuição de 31% em comparação ao mesmo período do ano passado. São 1.791 internações registradas até julho de 2016 e, no ano passado, foram 2.585 procedimentos hospitalares. “Não temos um estudo que faça uma ligação direta entre a redução do número de fumantes com a diminuição dos casos de câncer de mama, mas como o tabagismo está no topo dos agentes cancerígenos, podemos esperar que numa população com cada vez mais pessoas mantendo hábitos saudáveis, implicará na redução das ocorrências de câncer”, pontuou Carla Geminiana.


CONTEÚDO ALTERNATIVO CASO O VISITANTE NÃO TENHA O PLUGIN DE FLASH EM SEU COMPUTADOR (ESTE CONTEÚDO PODE APARECER TAMBÉM ENVOLVIDO POR UMA "DIV")


About Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes é CEO da TV Servidor / Axé Notícias. Formado em publicidade. Estou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e publicidade estratégica na Uninassau

Check Also

Neto evita comentar uso de Hidroxicloroquina e Azitromicina na cura do Coronavírus

Questionado sobre o medicamento precoce estimulado pelo presidente da República em redes sociais, com uso ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.