Notícias Política Salvador Bahia Nordeste Brasil

Saiba quais são seus aliados na recuperação do pós-Covid

Um ano se passou desde a descoberta da Covid-19 e cientistas no mundo todo ainda tentam entender por que as pessoas reagem de forma tão diferente à infecção. Sintomas como fadiga, tosse, dores de cabeça, dano cognitivo e problemas de memória são recorrentes entre os pacientes que já passaram da fase de transmissão da doença, mas que ainda permanecem com suas manifestações.



Os nutracêuticos podem ser uma opção eficiente na chama Covid longa ou Sídrome Pós-Covid, que pode levar meses até passar. Eles são compostos bioativos extraídos dos alimentos, não sendo necessariamente um medicamento, mas que também podem auxiliar no tratamento de doenças.

Ativos como Coenzima Q1, Nadh, PQQ, Melatonina, L-Carnitina auxiliam na fadiga, sintoma mais comum entre a maioria das pessoas que tiveram a doença. Já Ômega 3, Luteina, Astaxantina e Zeaxantina são eficientes para os casos de diminuição da visão. O Ômega 3 também é indicado para casos de perda de memória, de olfato e de paladar. Assim como as vitaminas do complexo B e Magnésio treonato. Além deles, Bacopa e Huperzina atuam na perda de memória. Por fim, Biotina, Silício orgânico, Cisteina, Zinco são eficientes em auxiliar na recuperação de queda acentuada de cabelo.

Bruno Concha SECOM

“Tratamentos complementares podem ser muito eficientes, especialmente na recuperação das condições pós-Covid. No entanto, é preciso ressaltar a importância do acompanhamento médico e evitar a automedicação pois esta doença, além de perigosa, se comporta de formas diferentes em cada pessoa”, alerta Rosana Amorim, farmacêutica e gerente técnica da Singular Pharma.

 

 

 



Sair da versão mobile