Principal / Municípios / Salvador 360 é apresentado para profissionais de contabilidade

Salvador 360 é apresentado para profissionais de contabilidade

Crédito: Bruno Concha/Secom/PMS

A Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo de Salvador (Sedur) apresentou o programa Salvador 360 para os profissionais de contabilidade, durante uma roda de conversas promovida pela Conselho Regional de Contabilidade (CRC/BA), nesta quarta-feira (22), na Fundação Visconde de Cairu. O encontro teve como objetivo aproximar a secretaria e a classe contábil, além de discutir sobre abertura de empresas em Salvador.

Presente no encontro, o secretário da Sedur, Sérgio Guanabara falou sobre o Portal Simplifica, foco do eixo Simplifica, que tem trazido avanços e mais comodidade para o cidadão nas retiradas de licenças. “Alguns dos maiores problemas que as cidades brasileiras enfrentam é o excesso de burocracia para o licenciamento de obras e para o funcionamento de atividades empresariais. E Salvador, diferentemente de outras cidades brasileiras, através do Portal Simplifica, vem possibilitando um ambiente favorável ao crescimento da cidade”, afirmou Guanabara.

Crédito: Bruno Concha/Secom/PMS

Na oportunidade, o secretário destacou o decreto que autoriza o funcionamento de Microempreendedor Individual (MEI), microempresas e empresas de pequeno porte em Salvador. “É um marco importante porque há muitas pessoas buscando o empreendedorismo, a formalização, o que é fundamental para acesso a créditos em instituições financeiras, assim como para o fortalecimento do negócio em termos de visibilidade e de importância para o mercado. Além disso, pretende atender à nova legislação trabalhista, que prevê mais autonomia dos profissionais”, afirmou.

Durante a apresentação, a diretora de Desenvolvimento Urbano da Sedur, Jealva Fonseca falou sobre os processos de simplificação para emissão do TVL (Termo de Viabilidade e Localização), documento que atesta se uma atividade pode ser exercida ou não em determinado local. “Estamos trabalhando na preparação para integração entre os órgãos que compõe a Redesim, com o objetivo de oferecer maior facilidade ao cidadão que desejar abrir uma empresa em Salvador”, finalizou.

A Redesim é um sistema integrado que permite a abertura, fechamento, alteração e legalização de empresas em todas as Juntas Comerciais do Brasil, simplificando procedimentos e reduzindo a burocracia nas aberturas de empresas em Salvador. Esse sistema fará a integração de todos os processos dos órgãos e entidades responsáveis pelo registro, inscrição, alteração e baixa das empresas, por meio de uma única entrada de dados e de documentos, acessada via internet.

Para o presidente do CRC/BA, Antônio Carlos Ribeiro, o encontro foi bastante produtivo, pois foi possível discutir e tirar dúvidas sobre os serviços prestados pela secretaria na abertura de empresas em Salvador. “Agradecemos ao secretário pela oportunidade de atender a nossa classe e de ouvir as nossas demandas”, concluiu. Participaram também da mesa o vice-presidente do CRC/BA, André Luís Bezerra, e o secretário-geral da Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb), Hélio Portela Ramos.

Fonte: Secom/PMS

 

Sobre Rafael Santana

Rafael Bonfim Santana é jornalista com experiência em diversos sites e jornais da Bahia com foco em pautas políticas regionais

Leia também!

Polícia Militar captura foragido em Eunápolis

Equipes da 7ª Companhia Independente da Polícia Militar (Eunápolis) recapturaram um foragido da Justiça, na ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *