Principal / Breaking News / Salvador oferece mais de 116 mil consultas e exames oftalmológicos por mês

Salvador oferece mais de 116 mil consultas e exames oftalmológicos por mês

Cerca de 1,4 milhão de consultas e exames oftalmológicos. Esse é o número de procedimentos na área de oftalmologia ofertados por ano na rede municipal de saúde da capital baiana. Em média, são mais de 116 mil consultas e exames oftalmológicos por mês, disponíveis para os beneficiários do SUS em Salvador.



A rede é composta por 29 unidades contratualizadas, além dos postos que compõem a rede própria, como os Multicentros de Saúde, que realizam o atendimento gratuito aos moradores. São disponibilizados desde atendimentos ambulatoriais de pequena e média complexidade até acolhimentos hospitalares e cirúrgicos, abarcando consultas médicas, exames específicos em oftalmologia, tratamentos do programa de combate ao glaucoma e as cirurgias de catarata, dentre outros procedimentos.

Anualmente, a gestão municipal investe mais de R$71 milhões na assistência da rede de oftalmologia. O montante supera em 176% o recurso que é alocado no teto orçamentário do município de Salvador pelo Ministério da Saúde, e que está previsto pela Programação Pactuada e Integrada (PPI) para cobertura da especialidade da oftalmologia, demonstrando o empenho da Prefeitura em viabilizar o acesso do usuário à rede, em respeito aos princípios preconizados pelo SUS.

“Temos como prioridade, na gestão municipal, a expansão da oferta de serviços de oftalmologia. Para assegurar a assistência integral da especialidade para todos os soteropolitanos, alocamos um valor significativo de recursos próprios para ampliar o acesso aos exames, consultas, tratamentos e demais procedimentos relacionados à oftalmologia ”, explicou o titular da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), Leo Prates.

Walter Pontes SECOM

Catarata – Dentro da especialidade de oftalmologia, um dos destaques é o atendimento prestado aos pacientes com catarata no município. O único tratamento curativo da catarata é o cirúrgico, que consiste em substituir o cristalino opaco por prótese denominada de lente intraocular. A SMS investe mais de R$23 milhões por ano para execução desse tipo de cirurgia na cidade, recurso que ultrapassa em 378% o valor alocado pelo Ministério da Saúde na capital baiana.

Em 2019, o município realizou 25 mil cirurgias de catarata. Esse ano, mesmo com o cenário de pandemia, foram efetuados mais de 20 mil procedimentos. A expectativa é realizar, até o final de 2021, outras 5,2 mil cirurgias.

 

 

 



Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Cerca de 250 policiais federais cumprem mandados de busca na casa do Governador do Tocantins

Segundo informações do portal G1, cerca de 250 policiais federais estão fazendo, na manhã desta ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *