Principal / Destaques / Salvador registra marca histórica de cobertura na atenção básica à saúde

Salvador registra marca histórica de cobertura na atenção básica à saúde

Os significativos avanços alcançados por Salvador no setor da saúde continuam sendo destaque em todos país. Nos últimos sete anos, o município figurou como a capital brasileira que mais ampliou a cobertura da atenção básica.

Em janeiro de 2013, a cidade ocupava o último lugar em cobertura da saúde primária. Hoje, a capital baiana ganha evidência por ser o município que mais expandiu o indicador no setor, saltando de 18% para a marca histórica de mais de 55% dos soteropolitanos assistidos pelos serviços primários. De acordo com o titular da Saúde municipal, Leo Prates, a boa capacidade de gestão administrativa/financeira implementada no município, permitiu que Salvador permanecesse com o processo de expansão da atenção básica, ao mesmo tempo que deflagrou um grande volume de investimento para a construção da rede complementar temporária voltada para o enfrentamento à Covid-19.

“Nossa meta inicial era chagar até o final de 2020 com pouco mais de 54% de cobertura em atenção básica. No entanto, mesmo com o cenário de pandemia, ultrapassamos a marca de 55% da população da capital assistidas pelo setor. Esse é um dado que confirma a grande capacidade administrativa da Prefeitura que conseguiu manter um elevado nível de investimento na ampliação dos serviços prioritários, simultaneamente a alocação de um grande volume de recursos que não estavam previstos por conta do coronavírus”, destacou o gestor.

Somente em 2020, foram investidos mais de R$ 23 milhões pelo executivo municipal para construção de onze novos postos de saúde, todos eles entregues à população totalmente equipados, com farmácias abastecidas, novos equipamentos e equipes completas. Além disso, outras duas unidades básica nos bairros de San Martim e Jardim das Margaridas seguem em obras aceleradas e devem ser entregues no primeiro semestre do ano que vem.

Todo esse investimento possibilitou ainda a implantação de 35 novas equipes de saúde da família este ano, o que nos levou ao patamar de 319 equipes, maior número registrado na história da cidade.

Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

“Vamos fazer Salvador dar voos mais altos”, diz Bruno Reis em evento do Patriota

O candidato do Democratas à Prefeitura de Salvador, Bruno Reis, afirmou neste sábado (26) que ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *