Home / Destaques / Salvador registra redução das manchas de petróleo desde segunda (4)

Salvador registra redução das manchas de petróleo desde segunda (4)

SECOM Prefeitura de Salvador

Desde o início da semana, as manchas de óleo que atingem o litoral do Nordeste deram trégua na costa soteropolitana. Atuando dia e noite em regime especial nas praias de Salvador, a Empresa de Limpeza Urbana (Limpurb) registrou uma diminuição no recolhimento do resíduo desde segunda-feira (4), quando foram recolhidas 3,2 toneladas. Esse número vem reduzindo gradativamente, sendo registrado 1,2 tonelada ontem (5) e 840 quilos nesta quarta-feira (6), totalizando um pouco mais de 5,2 toneladas nos últimos três dias.

Ao todo, já foram recolhidas 127,8 toneladas de óleo das praias de Salvador. A capital baiana não registrava a chegada de novas manchas desde o dia 18 de outubro, mas o óleo reapareceu no último dia 1º, na praia de Stella Maris, quando foi retirada uma tonelada e 260 quilos do resíduo.

Com a diminuição das manchas, a Limpurb trabalha no pente-fino dos fragmentos que ficam na areia, com uso de pá, peneiras manuais, trator com cessadeira e jato de pressão que mistura água e areia, uma solução caseira encontrada para a limpeza das pedras. Os agentes trabalham 24h no monitoramento das praias, de São Tomé de Paripe até Ipitanga, observando a possível chegada do material e, quando registram o óleo, as equipes são acionadas imediatamente para fazer o recolhimento. Não houve registro de presença do óleo nas praias do Subúrbio e Ilhas de Salvador.

“Ao todo, 400 homens fazem parte da força-tarefa montada pela Prefeitura para que possamos dar uma resposta imediata à situação e impedir que as manchas fiquem nas praias ou retornem ao mar. Nossas equipes estão trabalhando incansavelmente para vencer essa batalha, são verdadeiros heróis numa luta diária para deixar a nossa costa limpa e minimizar os impactos ao meio ambiente”, ressaltou Marcus Passos, presidente da Limpurb.


CONTEÚDO ALTERNATIVO CASO O VISITANTE NÃO TENHA O PLUGIN DE FLASH EM SEU COMPUTADOR (ESTE CONTEÚDO PODE APARECER TAMBÉM ENVOLVIDO POR UMA "DIV")


About Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes é CEO da TV Servidor / Axé Notícias. Formado em publicidade. Estou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e publicidade estratégica na Uninassau

Check Also

Projeto de Capitão Aldem garante mais segurança a consumidores baianos

Projeto de lei apresentado pelo deputado Capitão Alden (PSL), na Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA), ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.