Principal / Destaques / Salvamar alerta para cuidados com crianças nas praias durante feriado

Salvamar alerta para cuidados com crianças nas praias durante feriado

Foto: SECOM / Prefeitura de Salvador

A comemoração pelo Dia das Crianças, que ocorre nesta sexta-feira (12), quando também é celebrado o dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, será de muito calor na capital baiana. De acordo com o Climatempo, a previsão é de tempo seco e sem chuva a maior parte do dia na cidade. Por isso, a Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar), vinculada a Secretaria de Ordem Pública (Semop), alerta aos pais que forem passar o dia com os pequenos na praia sobre procedimentos essenciais para não prejudicar a diversão. Segundo o órgão, o zelo para evitar transtornos no passeio deve começar em casa, com a preparação da pulseira de identificação infantil. No acessório deverá constar o nome da criança, do responsável e um telefone para contato – a medida aumenta as chances de localizar a criança, em caso de se perder na praia, com maior agilidade.

O gestor da Salvamar, João Luiz Moraes, explicou que é necessário manter a criançada sempre por perto dos responsáveis e nunca desacompanhadas, principalmente nos períodos festivos, quando o volume de banhistas é alto. “É preciso que os pais estejam sempre atentos, porque elas podem se perder muito fácil. É recomendável colocar uma blusa mais chamativa na criança, além da pulseira de identificação, para ajudar na localização”, adverte.

Outra preocupação é com a força da correnteza e os locais apropriados para banho. Mesmo que a criança saiba nadar, o ideal é que ela não entre no mar sozinha, pois a água no nível da cintura já a coloca em risco de afogamento. Há um alerta também para o uso de objetos flutuantes, a exemplo de boias, pois são facilmente levados pela correnteza e não proporcionam segurança aos menores de idade.

É recomendado que, ao chegar à praia, os pais procurem um salva-vidas, pois o profissional fornecerá informações sobre as condições do mar e locais favoráveis ao banho. “O salva-vidas vai indicar locais onde não existam correntes de retorno, pedras ou buracos para a criança brincar de forma segura”, destacou Moraes, ressaltando a importância dos pais de procurarem o profissional da Salvamar antes de iniciar a brincadeira.

Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Salvador registrou acumulado de chuvas superior aos índices de 2020

A Defesa Civil de Salvador (Codesal) recebeu, desde a última quinta-feira (8) até às 10h ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *