Principal / Destaques / Secretaria da Saúde promove programação do ‘Novembro Negro’ em Salvador

Secretaria da Saúde promove programação do ‘Novembro Negro’ em Salvador

A campanha do ‘Novembro Negro’ será celebrada em Salvador com uma programação especial promovida pela Prefeitura de Salvador, através da Secretaria Municipal da Saúde (SMS), intensificando as ações voltadas para conscientizar sobre os cuidados que o público deve ter com a saúde.

Dados do IBGE de 2019 dão conta de que a população de Salvador é formada por 81,5% das pessoas declaradas pretas ou parda. Diferente dos anos anteriores, devido a pandemia pelo Coronavírus, as atividades serão concentradas de forma virtual ao longo do mês, para evitar aglomerações, com aprimoramento dos profissionais de saúde da rede municipal para lidar com a população negra.

Na próxima quinta-feira (05), o secretário municipal da Saúde participa da abertura dos trabalhos na conferência com o tema “Covid-19 e população negra: privados de liberdade, população em situação de rua e quilombola, o que temos com isso?”, que vai reunir pesquisadores baianos e profissionais da secretaria municipal de Reparação e Saúde.

De acordo com o gestor, o órgão tem intensificado o combate ao racismo institucional em todas as unidades de saúde da cidade. “Tenho muito orgulho do segundo ano consecutivo estarmos realizando o Novembro Negro, a maior parte da população soteropolitana é formada por negros, que historicamente, apresentam maior vulnerabilidade social e econômica. Isso acaba refletindo também numa menor expectativa de vida e maior susceptibilidade a doenças e agravos nesta população, como a anemia falciforme. Visando reverter este cenário, temos investido em políticas públicas voltadas para a população negra, é muito importante reforçar os cuidados com esse público e, principalmente combater o racismo institucional”, disse.

Sobre Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes ( DRT 5674 Ba ) , é CEO do site #TVServidor e sócio-proprietário da agência de comunicação interativa #TVS1 . Formado em publicidade na Argentina. Estudou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e comunicação estratégica na Uninassau. Aluno do professor Olavo de Carvalho, Curso Online de Filosofia, desde 2015.

Leia também!

Bruno Reis deve dispensar 50% do secretariado de Neto, aponta Jornal

A coluna Satélite do Correio da Bahia cravou que o prefeito eleito Bruno Reis deve ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *