fbpx
Principal / Breaking News / Sem Lavagem, manifestação de fé ao Senhor do Bonfim será virtual

Sem Lavagem, manifestação de fé ao Senhor do Bonfim será virtual

Mesmo com o cancelamento da tradicional Lavagem do Bonfim, devido ao aumento do número de casos de Covid-19 e do vírus da gripe H3N2, baianos e turistas poderão professar a fé em Senhor do Bonfim sem ter que ir à Colina Sagrada. Nesta quinta-feira (13), dia em que ocorreria o tradicional cortejo na Cidade Baixa, não haverá a Caminhada “Lavagem de Corpo e Alma”. 



Pelo segundo ano seguido, o ritual de lavar as escadarias também foi suspenso, assim como todas as atividades presenciais entre as basílicas da Conceição da Praia e do Bonfim. Porém, as homenagens estão garantidas, de forma virtual.

Para garantir que os fiéis possam prestar homenagens e louvores, a Basílica Santuário Senhor Bom Jesus do Bonfim adaptou a programação festiva, seguindo os protocolos de segurança. Neste ano, haverá uma homenagem póstuma aos mais de 620 mil mortos pela Covid-19 no Brasil, além da mensagem e bênção do padre Edson Menezes, reitor da Basílica, que será transmitida pelas redes sociais da Basílica e pelo site santuariosenhordobonfim. com, às 10h30. A igreja só será aberta às 18h, para a missa da novena.

Além disso, para manter viva a tradição, de maneira adaptada aos cuidados sanitários exigidos neste momento, ocorrerá ainda a Caminhada Virtual do Bonfim – Quem tem fé vai a pé, onde estiver. Os participantes são convidados a praticar um gesto de solidariedade adquirindo uma camisa, no valor de R$33, a ser revertida ao projeto Bom Samaritano, desenvolvido pela própria Basílica do Bonfim. Mais informações podem ser obtidas pelo site www. lessclick. com. br .

O padre Edson Menezes falou sobre a importância de manter a fé viva, mesmo sem a tradicional procissão, respeitando a preservação da vida diante das condições sanitárias do momento.

“Eu tenho pensado e agradecido a Deus por ter nos inspirado a tomar essa decisão. Vendo agora o jeito que as coisas estão, observamos que foi uma ação assertiva. A característica da festa em 2022 deve ser voltada, basicamente, para oração. O momento é de orar e pedir proteção ao Nosso Senhor do Bonfim”, afirmou.

Novena – A novena, iniciada no dia 8, segue até o sábado (15), com transmissão ao vivo através das redes sociais da Basílica, às 19h. As reflexões têm como tema Papa Francisco, Vigário do Amado Jesus, Senhor do Bonfim, convida-nos a participar da vida da Igreja e da sua Missão, e o lema: Por uma Igreja Sinodal: Comunhão, Participação e Missão. No domingo (16), no dia da Festa do Senhor do Bonfim, a programação terá início com o repique dos sinos da Basílica, às 5h. Às 10h30, o Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, o Cardeal Sérgio da Rocha, presidirá a Missa Solene e ao final da celebração concederá a Bênção Apostólica com Indulgência Plenária. Durante todo o dia, a imagem peregrina do Senhor do Bonfim ficará exposta na frente da Basílica. Para encerrar a programação, às 18h, acontecerá um momento de oração pela contenção da atual pandemia, da violência e de outros males da atualidade.

 

 

 



Sobre Emmanuel

Como me defino? Pernambucano, católico e ANCAP. Sem mais delongas... " Totus Tuus Mariae". "... São os jovens deste século, que na aurora do novo milénio, vivem ainda os tormentos derivados do pecado, do ódio, da violência, do terrorismo e da guerra..." Um adendo: somos dois pernambucanos contra um "não-pernambucano". Rs

Leia também!

Programa Primeiro Emprego garante oportunidades e amplia experiência profissional de jovens

O primeiro emprego é o passo seguinte ao curso técnico para a construção do futuro ...

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.