Home / Cultura / Sessão especial em homenagem ao Samba Junino nesta segunda-feira (17)

Sessão especial em homenagem ao Samba Junino nesta segunda-feira (17)

Será nesta segunda-feira (17), às 18h, no plenário da Câmara Municipal de Salvador, a sessão especial em homenagem ao Samba Junino, promovida pelo mandato coletivo do vereador Marcos Mendes (PSOL). Reconhecido como patrimônio imaterial da capital baiana, em 2018, a manifestação cultural tem raiz na ancestralidade negra. Apesar de tradicional, só em 1970 o Samba Junino passou a ser incorporado ao calendário das festas populares da Bahia. A partir daí surgiram grandes nomes da música baiana e brasileira, como os cantores Ninha, Xexéu, Márcio Victor, Tatau, Neguinho do Samba e Reinaldo, dentre outros.

Perseguição – “O samba junino, antes do processo de reconhecimento enquanto legado negro para cultura soteropolitana, baiana e brasileira, era visto como cultura subalterna e marginal, chegando sua prática a ser perseguida como política de Estado, do mesmo modo que o candomblé e a capoeira”, historiou Marcos Mendes.

Em 1876 Tia Cyata, iniciada no candomblé da Bahia, em virtude das perseguições policiais levou para o estado do Rio de Janeiro o já propagado Samba de Roda, muito posteriormente reconhecido como Patrimônio da Humanidade. Foi a partir dessa relação estabelecida nos terreiros de candomblé que se desenvolveram, após os cultos, as principais bases para o Samba Junino, como forma de confraternização.

As rodas de samba eram tradicionais também nas residências de afrodescendentes do Recôncavo baiano, o chamado samba de cozinha ou de quintal, bem como nas casas de famílias pobres dos bairros periféricos de Salvador. Aos poucos foram se transformando em grandes caminhadas e arrastões culturais, que acontecem sobretudo nos bairros do Engenho Velho de Brotas, Engenho Velho da Federação, Nordeste de Amaralina e Tororó, diferenciando-se da tônica do forró nordestino.


CONTEÚDO ALTERNATIVO CASO O VISITANTE NÃO TENHA O PLUGIN DE FLASH EM SEU COMPUTADOR (ESTE CONTEÚDO PODE APARECER TAMBÉM ENVOLVIDO POR UMA "DIV")


About Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes é CEO da TV Servidor / Axé Notícias. Formado em publicidade. Estou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e publicidade estratégica na Uninassau

Check Also

Programa piloto vai promover capacitação em construção civil para mulheres

Em pouco tempo, a área da construção civil, ainda predominantemente masculina, terá cada vez mais ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.