Notícias Política Salvador Bahia Nordeste Brasil

Sílvio Humberto solicita censo racial na Prefeitura

Membro da Comissão de Reparação da Câmara Municipal de Salvador, o vereador Sílvio Humberto (PSB) solicitou a realização periódica de censo racial na Prefeitura de Salvador. O Projeto de Indicação nº 456/2021 foi aprovado na Casa Legislativa na semana em que se comemora o Dia da Consciência Negra – 20 de novembro.



Para o vereador, um dos objetivos da pesquisa de raça na administração pública municipal é verificar se está sendo cumprida a ocupação dos 30% de vagas por servidores que se autodeclararam negros ou pardos no ato do concurso.

“Sabemos que a população negra enfrenta dificuldade na progressão de carreira, na igualdade de salários e é a mais vulnerável ao assédio moral no ambiente de trabalho, apesar da proteção constitucional contra o racismo e a discriminação. Sendo assim, essa pesquisa é de fundamental importância para a investigação étnico-racial a fim de auxiliar o combate da desigualdade racial”, explica.

Segundo o projeto, o censo deverá ser apoiado na fundamentação de diversos pesquisadores e especialistas na área de relações raciais, deve ter incluídos quesitos direcionados à captura da identificação étnico-racial em seus múltiplos aspectos, além de informação de cor ou raça do pai e da mãe, acompanhada da ocupação e da educação dos pais, de forma a subsidiar estudos de mobilidade social.

 

 



Sair da versão mobile