Home / Destaques / Sobe para 10 o número de óbitos por H1N1 em Salvador

Sobe para 10 o número de óbitos por H1N1 em Salvador

Salvador avança para a 4ª semana da campanha de vacinação contra a influenza, com apenas 29% de cobertura do público alvo. Iniciada no dia 23 de abril, a estimativa é imunizar 90% das 541.451 pessoas elegíveis para receberem o imunobiológico, conforme recomendação do Ministério da Saúde. No entanto, até o momento, apenas 158.554 doses foram aplicadas, número considerado abaixo da expectativa.

“Na última semana, uma criança de apenas 2 anos veio a óbito na capital vítima da doença. Apesar da gravidade dos casos, é o público que menos tem procurado os postos de saúde para se proteger, menos de 20% foi imunizado. As crianças estão entre os grupos mais vulneráveis para complicações caso contraia a doença, inclusive com risco de morte, o que infelizmente já é uma realidade no município”, alertou a subcoordenadora de Imunização do município, Doiane Lemos.

A coordenadora destaca ainda a importância da vacinação como a melhor forma de prevenção, uma vez que a doença não tem classe social. “Qualquer pessoa dos grupos elegíveis pelo Ministério está suscetível às complicações, independente de bairro ou classe social. A prevenção é a melhor medida para evitar os casos”, completou.

A taxa de cobertura dos demais grupos também continua baixa, como gestantes (28,6%), idosos (34,6%) e trabalhadores da saúde (31,9%). As puérperas (mulheres que tiveram filhos nos últimos 45 dias) estão com a cobertura mais avançada, mas ainda distante do que é recomendado, com 50,7%. Dos 20.570 elegíveis para tomarem a vacina, apenas 20% procuraram os postos. “Todas as estratégias estão sendo adotadas pela Secretaria Municipal da Saúde no sentido de elevar os números, mas contamos também com essa sensibilização por parte da população, já que a preocupação maior não é apenas no alcance de um número, e sim proteger vidas. É importante não deixar para a última hora, já que o imuno leva de 7 a 10 dias para fazer efeito no organismo”, pontuou Doiane Lemos.

Este ano, o imunobiológico disponibilizado para população é trivalente, que protege contra os sorotipos H1N1, H3N2 e Influenza B. Os 126 postos de vacinação funcionam de segunda a sexta-feira (exceto feriado), das 8h às 17h.


CONTEÚDO ALTERNATIVO CASO O VISITANTE NÃO TENHA O PLUGIN DE FLASH EM SEU COMPUTADOR (ESTE CONTEÚDO PODE APARECER TAMBÉM ENVOLVIDO POR UMA "DIV")


About Mathias Jaimes

Mathias Ariel Jaimes é CEO da TV Servidor / Axé Notícias. Formado em publicidade. Estou artes plásticas na Universidade Federal da Bahia. MBA em marketing e publicidade estratégica na Uninassau

Check Also

Comissão de residência médica realiza visita ao Hospital Municipal de Salvador

Uma equipe técnica da Comissão Nacional de Residência Médica (CNRM), vinculado ao Ministério da Educação ...

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.